Prefeitura promove ação de saúde para mulheres trans e travestis

No Dia Internacional da Mulher, celebrado na quarta-feira (8), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu uma ação voltada para mulheres trans e travestis, no Serviço Municipal de Assistência Especializada (Semae), no Multicentro Liberdade. O objetivo da iniciativa foi ampliar o acesso desse público aos serviços de saúde.

Foram ofertados testagem para HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), impressão de Cartão SUS com nome social, atualização de cartão vacinal, agendamento de consulta com médico clínico e consulta com infectologista para prescrição de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), método de prevenção ao HIV com o uso de medicamento antirretroviral. As pacientes que fazem a PrEP recebem um acompanhamento inicial do médico para avaliação da saúde e de possíveis reações medicamentosas.

Acolhimento – Auana Freitas, 37 anos, abriu um grande sorriso após receber o resultado da testagem para HIV e outras ISTs. “Graças a Deus, eu estou limpa. Essa é a melhor notícia que eu poderia receber. Era uma informação que eu vinha adiando há oito anos, mas no final deu tudo certo e eu só tenho a agradecer. A recepção, o atendimento e a ação em si foram maravilhosos”, opinou.

Liz Almeida, de 26 anos, passou por uma consulta com o médico clínico e também elogiou a iniciativa. “É importante para que a gente continue cuidando da saúde. Eu desejo que esse acolhimento qualificado seja ampliado para as outras áreas que nos atendem, mudando um pouco o cenário de preconceito com o qual estamos acostumadas a lidar”, disse.

Lanche e brindes – Além de acesso a todos os serviços, as pacientes participaram de um lanche da tarde e receberam uma sacola de brinde com uma caneca, preservativos, material descartável para a higiene íntima e material para o cuidado com as unhas. Foram abertas dez vagas para a ação de hoje, mas o atendimento às mulheres trans e travestis é feito de maneira contínua na unidade.

“O mais importante e o mais rico dessa ação é conseguir vinculá-las ao serviço de saúde e trazê-las para um ambiente de cuidado e de prevenção, porque muitas vezes elas estão em situação de tanta violência e de exclusão da sociedade e da família que trazê-las para o ambiente da saúde de maneira acolhedora e respeitosa, e permitir que seja criado esse vínculo, tem um potencial muito grande para a saúde delas. Pela fala delas, elas gostaram bastante e nós saímos muito satisfeitos dessa proposta”, contou a subcoordenadora de Ciclos de Vida e Gênero, Vanessa Fonseca.

Para garantir a adesão, a Subcoordenação de Ciclo de Vida e Gênero fez uma articulação com alguns centros de atendimento ao público LGBTQIA+, a exemplo do Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno e do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia (CPDD).

Qualificação – Para oferecer um atendimento qualificado na rede municipal, sem preconceito e discriminação, o Campo Temático de Saúde da População LGBT tem feito frequentemente a qualificação e capacitação dos profissionais da área. Em 2022, 632 profissionais de saúde do município participaram de qualificações sobre a saúde da população LGBTQIA+.

O atendimento da população LGBTQIA+ é oferecido em qualquer unidade de saúde da rede. As pessoas devem procurar a unidade de referência do território onde residem – Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família – e, se houver a necessidade, elas serão encaminhadas para as unidades especializadas.