Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura promove ação especial de combate e prevenção ao Aedes nos circuitos do Carnaval 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu uma ação de pulverização de inseticida com uso do carro fumacê na manhã desta quinta-feira (23), na região do Campo Grande. A iniciativa do Programa Municipal de Controle das Arboviroses vai percorrer os principais circuitos que participaram da folia, inclusive as localidades que participaram dos carnavais de bairro. 

A estratégia reforça as atividades de controle vetorial e prevenção de surtos epidêmicos das doenças provocadas pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, que são realizadas pela pasta durante o verão. A programação especial acontece em quatro ciclos de aplicação, sendo dois antes do Carnaval e dois após a festa.  

“Iniciamos esse trabalho antes do Carnaval e vamos dar sequência após a festa. O nosso intuito é eliminar em um curto espaço de tempo um grande quantitativo de mosquitos que por ventura estejam circulando nesses espaços onde aconteceu a festa. Com isso, minimizamos consideravelmente as chances de surtos de arboviroses no período pós-folia”, explica a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Isolina Miguez. 

A gestora convoca a população a ser aliada do poder público na luta contra o Aedes. “A pulverização do inseticida é um importante recurso de combate ao mosquito transmissor das arboviroses. No entanto, o principal aliado dessa luta continua sendo a população, evitando acúmulo de águas em recipientes, reservatórios e outros possíveis criadouros do mosquito”, complementa Isolina. 

Skip to content