Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura promove atendimento jurídico à população carente

 

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), iniciou nesta quarta-feira (09) o serviço de atendimento jurídico gratuito para famílias carentes da cidade. Batizada de Ajuris Móvel, a ação é realizada por advogados contratados pela secretaria para prestar serviço de orientação nas comunidades.

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), iniciou nesta quarta-feira (09) o serviço de atendimento jurídico gratuito para famílias carentes da cidade. Batizada de Ajuris Móvel, a ação é realizada por advogados contratados pela secretaria para prestar serviço de orientação nas comunidades. O projeto conta ainda com assistente social, advogado e apoio administrativo, que encaminha os casos para órgãos como Defensoria Pública, Ministério Público, Procon e balcões de Justiça.                                        

No primeiro dia, a Ajuris Móvel esteve nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Paripe e de Fazenda Coutos, respectivamente, com sete atendimentos realizados nos dois locais. A doméstica Janice Santana foi atendida para tratar de uma causa trabalhista que já tramita na Justiça, mas seu advogado sumiu sem informar o andamento. “Achei uma boa oportunidade o serviço porque não preciso me deslocar. Antes, a gente sofria para conseguir qualquer atendimento por aqui”, afirmou a doméstica, que foi informada do projeto através da irmã. 

A também doméstica Joelma da Cunha Rocha assistiu à reportagem na TV e foi atrás de auxílio para reconhecimento de paternidade. “Acho ótimo porque nunca teve nada disso antes. Tem uns dois meses que tento colocar o nome do pai do meu filho na certidão e nada. Mas acho que agora consigo resolver”, disse. 

De acordo com o advogado Ítalo Andrade, durante a conversa com o cidadão é feita uma consulta nos processos antigos para saber como está o andamento, repassando para cada atendido a real situação. “Acho interessante este projeto, pois demanda tem e muito, com a falta de conhecimento das pessoas. É fundamental termos serviços como este”, disse o bacharel. 

O atendimento será realizado nas unidades de 14 CRAS nos bairros de Cajazeiras, Valéria, Federação, Centro Histórico, Lobato, Parque São Bartolomeu, Mata Escura, Santo Inácio, Paripe, Fazenda Coutos, Parque São Cristóvão, Itapuã, Ceasa e Ilha de Maré. Com periodicidade quinzenal em dias fixos, as ações acontecerão das 8h às 12h e das 14h às 17h.

 

Skip to content