Prefeitura promove atividade para população em situação de rua

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou uma ação com serviços de saúde e de assistência para pessoas em situação de rua. A atividade ocorreu na quinta-feira (11), no Centro de Saúde Mário Andrea, na região da Sete Portas.

A atividade foi promovida pelo grupo de profissionais da Rede de Atenção Psicossocial do Distrito Sanitário de Brotas e contou com o apoio das secretarias municipais de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), além da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia.

Foram oferecidos serviços como testes rápidos, auriculoterapia, serviços odontológicos, verificação da glicemia, pressão arterial, realização de curativos, orientações sobre a Covid-19 e distribuição de máscaras e preservativos. Além disso, foram realizados também banho de alegria, oficinas lúdicas, confecção do cartão SUS e do CadÚnico, atendimento do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) e distribuição de sopão e de roupas.

“O objetivo dessa ação é trazê-los para perto, dando um suporte para eles, que possuem dificuldades em acessar os diversos serviços sociais”, disse o apoiador institucional de saúde mental do Centro de Saúde Mário Andrea, João Paulo Dória.

Capacitação – Além da população em vulnerabilidade social, moradores da região também puderam receber os serviços. Natália de Jesus, de 34 anos, agradeceu pela prestação de serviços oferecidos à comunidade.

“É dessa forma que se faz políticas públicas, inserindo toda a sociedade. Aqui tinha pessoas que há anos não iam a um dentista, moradores de rua com a mesma roupa por meses, e hoje puderam viver um dia totalmente diferente da realidade deles. Nossa comunidade agradece”.

No início do mês de novembro foi promovida a capacitação para profissionais da unidade de saúde, com o objetivo de qualificá-los para um melhor atendimento e acolhimento às pessoas em situação de rua. Participaram da capacitação médicos, enfermeiros e assistentes sociais, dentre outros profissionais.