Prefeitura promove campanha de doação de sangue entre servidores

A Prefeitura de Salvador está promovendo uma campanha de incentivo à doação de sangue, entre os servidores municipais, dentro do projeto Servidor Solidário. O objetivo é aumentar o estoque do Hemoba, que tem enfrentado períodos de baixa adesão por parte dos doadores, em razão da pandemia.

Até esta terça-feira (8), o Escritório de Governança Social Santa Dulce dos Pobres, que está à frente da iniciativa, está recebendo a lista dos servidores solidários. Os interessados em doar devem procurar o ponto de apoio em cada secretaria, ou o Escritório de Governança Social, na Rua Chile.

Todos serão agendados para comparecer à sede do Hemoba, na Vasco da Gama, a partir da próxima segunda-feira (14) até a sexta-feira (18), sempre às 9h.“A doação de sangue é um dos gestos mais sinceros de amor pela vida do próximo. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro pessoas. Uma única doação representa também esperança, amor e renovação”, declarou a coordenadora do Escritório, Simone Café.

Em um primeiro mapeamento, 38 órgãos municipais manifestaram o interesse por parte dos servidores em participar da nova iniciativa. “A receptividade foi gigantesca e todos estão se mobilizando nas secretarias. Essa sensação de solidariedade é o que deve ser fortalecido nos servidores da Prefeitura”, defendeu Simone.

A assistente social do Hemoba, Margarete Mascarenhas, foi a responsável pelo convite e afirmou que a mobilização das instituições públicas é extremamente importante, para disseminar a cultura da doação voluntária de sangue. “A doação é um ato de amor e de solidariedade, mas também uma atitude cidadã, que em tudo combina com o dever do servidor público”.

A maior demanda da instituição é por sangues dos tipos O negativo e O positivo, que neste momento são os dois em situação crítica nos estoques do hemocentro. O tipo O negativo é doador universal e é usado em situações de emergência. Já o O positivo tem maior prevalência entre a população baiana.

Demais ações – Através do Servidor Solidário, já foram promovidas as campanhas de doação de brinquedos, no Natal, para crianças assistidas pela Prefeitura e entidades parceiras, e de água mineral para as cidades baianas atingidas pelas chuvas, em 2021.

Confira dicas importantes a serem seguidas para poder doar sangue:

– Estar bem alimentado;

– Estar com a saúde em dia;

– Pesar mais de 50kg;

– Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;

– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

– Ter entre 16 e 59 anos;

– No ato da doação, apresentar documento de identificação legível.