Prefeitura promove curso de Libras para funcionários da Osid

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) iniciou, nesta sexta-feira (25), mais uma turma do curso de Libras. Nesta edição, são contemplados 21 funcionários das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), onde o curso será realizado até o fim de abril, perfazendo 20 horas de carga horária.

“O objetivo da atividade, voltada para profissionais que lidam com atendimento ao público, não é o de formação profissional, mas o de propiciar que os beneficiados aprendam o básico de Libras para prestar serviços mais humanizados e inclusivos para os surdos”, explicou Luana Rodrigues, coordenadora de projetos da Unidade de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (UPCD) da Sempre.

Ela acrescentou que a meta do planejamento estratégico da UPCD é que 500 servidores municipais e funcionários de organizações parceiras da Prefeitura, como a Osip, concluam o curso de Libras anualmente. Uma nova turma, na modalidade de ensino à distância, deve ser aberta em março.

Divanildo de Oliveira, 53 anos, é professor graduado em Libras e atua como instrutor do curso. Ele, que é surdo, contou, através de Marilena de Castro, intérprete de Libras, que as aulas permitem que os alunos aprendam a se comunicar com os surdos, compreendendo que a identidade deste segmento se expressa na dimensão visual, o que deve contribuir, inclusive, para sanar problemas de entendimento entre pessoas surdas e não surdas dentro de casa.

A pedagoga e instrutora de ensino profissional da Osid, Julice Matos, 38 anos, assistiu a primeira aula do curso de Libras e aprovou a iniciativa. Ela, que trabalha em um núcleo de aprendizado com jovens de 16 a 24 anos e com pessoas com deficiência, afirmou que o curso será uma experiência marcante.

“É necessário que a gente tenha a prática de Libras para acompanhar devidamente quem se comunica nessa língua. Depois, pretendo fazer uma pós-graduação nessa linguagem para melhorar a minha performance em sala de aula”, concluiu.