Prefeitura promove fiscalização em Itapuã nesta quinta (17)

Uma força-tarefa formada por agentes municipais atua, nesta quinta-feira (17), para garantir o cumprimento das medidas adotadas pela Prefeitura, de cancelamento dos festejos da tradicional Lavagem de Itapuã. Assim como as demais festas populares, que tiveram o calendário suspenso, devido ao momento de alta no número de casos de Covid-19 na cidade, várias medidas de prevenção foram implementadas no bairro.

Desde a quarta-feira (16), estão proibidas atividades do comércio informal em Itapuã, assim como a realização de qualquer ação que implique em emissão sonora nas vias públicas, através de quaisquer equipamentos, incluindo carros de som. Estão também vedados cortejos, carreatas e caminhadas, realização de qualquer ação que implique em emissão sonora, nos bares e restaurantes, exceto som ambiente, e a montagem e desmontagem de estruturas em vias públicas.

Até o final do dia, 80 agentes das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Ordem Pública (Semop), além da Guarda Civil Municipal (GCM) e a Superintendência de Trânsito (Transalvador) permanecem no bairro, garantindo a ordem. Nenhuma ocorrência foi registrada até o fim desta tarde.

Apoio – Segundo o coordenador de fiscalização da Sedur, Everaldo Freitas, o órgão segue presente no bairro, a fim de coibir possíveis aglomerações. “Contamos com o apoio da Polícia Militar no patrulhamento. Os bares, restaurantes e lojas podem funcionar, verificando o cumprimento dos decretos e, principalmente, preservando a vida das pessoas”, destacou.

A secretária da Semop, Marise Chastinet, reforçou a presença dos agentes de fiscalização para o ordenamento do comércio informal na região. “O trabalho permanece, acreditando que no próximo ano estaremos todos juntos, festejando novamente”, afirmou.

Rondas – O diretor-geral de Segurança e Prevenção à Violência da GCM, Maurício Lima, lembrou que a GCM, além de garantir a segurança dos espaços públicos, também atuará junto à Sedur, observando o cumprimento dos protocolos. “Até o momento tem sido um dia tranquilo. Esperamos que permaneça assim até o fim da ação”. Ao todo, 30 agentes da GCM estão no bairro, fazendo rondas nos principais pontos de Itapuã.

Proprietária de um quiosque na orla de Itapuã, Cleusa Almeida concordou com as medidas tomadas pela Prefeitura este ano. “Hoje seria um dos dias em que mais vendemos, mas pensando na pandemia, é melhor fechar. A fiscalização ajuda para que todos sigam a regra. Próximo ano, com fé em Deus, vai estar tudo liberado”.