Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura promove novas turmas de capacitação de mulheres para construção civil

A Prefeitura de Salvador, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), iniciou mais quatro turmas dos programas Treinar para Empregar e Marias na Construção, na última segunda-feira (8). A intenção é inserir um maior número de mulheres no mercado de trabalho, ocupando espaço na área da construção civil. 

As capacitações são gratuitas e formarão cerca de 80 pintoras de obras, além de operadora de empilhadeira elétrica, operadora de empilhadeira a combustão, aplicadora de revestimento cerâmico e rejunte.  A aula inicial aconteceu no Senai, no Dendezeiros, e os cursos têm carga horária de 168 horas, com atividades de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino. As alunas ganham auxílio-transporte, além de certificação ao final da capacitação. 

Ao participar da aula inaugural, Viviane Gonçalves, de 40 anos, disse que o curso é uma forma de empoderamento feminino.  “Estou há quase um ano desempregada, e o meu objetivo é realmente retomar a minha vida profissional. A capacitação garante uma formação e dá a chance de novo caminhar, de forma independente. Pretendo, através do meu trabalho, ser dona da minha própria vida financeira”. 

Fora do mercado de trabalho há mais de um ano, Lívia de Cássia Bonfim, de 38 anos, destacou as expectativas para a formação. “É uma oportunidade para sairmos da condição de desemprego, ocupando espaços, garantindo nossa independência financeira. Com certeza nasce o sonho de uma nova profissão, que abre leques e novos campos. Vou me dedicar ao máximo para finalizar o curso e estar realmente capacitada para trabalhar em uma nova área”. 

Para promover ações de aperfeiçoamento, qualificação e colocação profissional, desde 2019, o Marias na Construção forma mulheres na área da construção civil, por meio de cursos livres e gratuitos. De acordo com a diretora de Políticas para Mulheres da SPMJ, Fernanda Cerqueira, as atividades têm uma importância fundamental na vida das mulheres, principalmente neste período de retomada das atividades econômicas, com a diminuição do número de casos de Covid-19. 

“Salvador tem esse recorte do serviço e da construção civil. Com a retomada, a gente observa que é uma oportunidade para que as mulheres possam ser absorvidas na construção, mostrando que a cidade trabalha com a equidade de gênero, quebrando esse paradigma de que somente o homem pode atuar neste setor”, avaliou.

Skip to content