Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura promove Rodada Internacional de Negócios do AfroBiz Salvador

A Rodada de Negócios do AfroBiz Salvador, promovido pela Prefeitura, chega na 3ª edição e será realizada no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, nesta quinta (9), das 13h às 20h, e sexta-feira (10), das 14h às 20h. Desta vez, cerca de 100 empreendedores negros selecionados através do cadastro feito no site AfroBiz Salvador terão a chance de apresentar e negociar seus produtos ou serviços diretamente com empresas e investidores internacionais. O evento será aberto ao público de forma gratuita.

A programação apresentará uma Feira AfroBiz Salvador, com exposição de produtos e serviços dos afroempreendedores da plataforma, além de palestra com o especialista em estratégia comercial internacional, Maurício Manfré, roda de conversa com os estilistas Gefferson Vila Nova e Silla Maria Filgueira, música e entretenimento variado.

Dentre os mais de mil negócios cadastrados no AfroBiz Salvador, os selecionados terão acesso a estandes de instituições financeiras dispostas a esclarecer dúvidas sobre créditos e encontrarão um ambiente propício para um momento de conexão com vendedores, investidores e com outros empreendedores. Assim, podem estabelecer parcerias para gerar negócios e oportunidades de crescimento através das mesas de negociações.

A Rodada de Negócios acontece em parceria com o Origens Week, uma feira de negócios que reunirá, entre os dias 9 e 12 de junho, representantes de cadeias produtivas da Bahia e do Brasil das áreas de alimentos, bebidas, artesanato e turismo. A sinergia entre as duas iniciativas promete aumentar o fluxo de consumidores e empresas interessadas em realizar negócios no evento.

“O AfroBiz é um projeto importantíssimo para a cidade de Salvador, porque estimula que os afroempreendedores formem uma rede de relações, de parcerias, ganhem autoconfiança como empreendedores e vejam seus negócios crescerem com os encontros que acontecem nas rodadas. Estou muito entusiasmada de ver essa ação acontecendo em pleno vapor.” disse a titular da Secult, Andrea Mendonça.

Expectativa – O AfroBiz já realizou duas Rodadas de Negócios este ano, com a participação de mais de 100 empreendedores e uma expectativa de negócios em mais de R$500 mil, número que está sendo acompanhado pela equipe técnica do projeto. “Estamos concretizando as rodadas e os resultados mostram que estamos no caminho certo para fortalecer o Turismo Étnico-Afro de Salvador e alcançar a devida inclusão da população negra na roda econômica que o turismo gera na cidade”, declara a secretária municipal da Reparação (Semur), Ivete Sacramento.

Todos os selecionados têm acesso a um treinamento para entender mais sobre a mecânica do evento, como conversar com o comprador e dicas de como preparar seus produtos e serviços. As rodadas também facilitaram a entrada de mais de 30 afroempreendedores no PEIEX, Programa de Qualificação para Exportação da ApexBrasil – que prepara empreendedores para o mercado internacional. 

“Um prazer imensurável participar das rodadas, todos os ensinamentos das oficinas foram mais que gratificantes para decolagem da Ékala não somente na Bahia, como em todo o Brasil. Somos hoje treinados pela ApexBrasil através do programa PEIEX e estruturamos muito mais a Ékala para os âmbitos nacional e internacional”, relata Carla Gentil, CEO da Ékala Saboaria.

Também acontece de forma facilitada o contato com programas de oferta de crédito do Banco do Nordeste e Banco do Brasil, e com instituições de formação empreendedora como Sebrae e Senai/Cimatec.

Fortalecimento – Pensando em trazer à tona o protagonismo negro na economia local, as Rodadas de Negócios são ações que fortalecem os afroempreendedores da cidade de Salvador enquanto cadeia produtiva, colabora para a formação de rede e pretende projetar Salvador como principal destino afro das Américas. Danielle Sales, empreendedora da Tem Dendê Gourmet, ressalta que a participação nas Rodadas de Negócios anteriores foi um “divisor de águas”.

“O fato de estar em um evento com potências pretas não só me fortaleceu, mas também me fez ver o quanto tudo que fazemos com amor é emanado. Foi uma honra participar desse encontro de aprendizagens positivas, cujas experiências compartilhadas me fortaleceram. A rodada de negócios foi essencial para o crescimento da Tem Dendê”, avalia.

Inscrições – A execução das Rodadas de Negócios é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) através do Prodetur Salvador. Para participar das iniciativas, é preciso estar cadastrado no AfroBiz Salvador (afrobizsalvador.com.br), uma plataforma on-line onde é possível criar um perfil, organizar os produtos e serviços em uma vitrine virtual e divulgar o negócio para o Brasil e para o mundo.

Podem fazer parte da rede de afroempreendedores de Salvador pessoas físicas ou jurídicas pertencentes à cadeia direta e indireta do Turismo Afro, a exemplo de baianas, turbanteiras, trançadeiras, serviços de gastronomia, terreiros, guias, operadores e agências de turismo, artistas de todas as expressões, capoeiristas, profissionais e empresas de moda, beleza e bem-estar, designers, publicitários e afins. Para quem tiver interesse, dentro do evento terá um estande disponível para facilitar os empreendedores a criarem suas vitrines virtuais.

PROGRAMAÇÃO

Dia 9 (quinta-feira)

13h: Abertura com autoridades

14h: Conversa com Maurício Manfré

14h30 às 20h: Feira / Rodadas

Dia 10 (sexta-feira)

14h: Roda de Conversa com Gefferson Vila Nova, Iasmine Fernandes e Silla Maria Filgueira.

15h às 20h: Feira / Rodadas

Skip to content