Prefeitura publica aviso de licitação do transporte coletivo de Salvador

O Diário Oficial do Município desta quinta-feira (03) traz a publicação do aviso de licitação do Sistema de Transporte Coletivo de Salvador (STCO). Elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), o edital prevê a exploração dos serviços de transporte público da capital, feitos por ônibus.

“Depois de 40 anos, a gestão do prefeito ACM Neto resgata o direito do cidadão de ter transporte coletivo digno e de qualidade, que o estimule a deixar o carro em casa para os seus deslocamentos pela cidade”, afirma o secretário de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia.

Com a licitação o passageiro vai contar com um serviço mais seguro, confortável e veloz. A média de idade da frota de ônibus – que já chegou a 10 anos-  vai diminuir para 3,5 anos, até 2016. “Essa será uma das médias de idade mais baixas do país, eliminando um dos principais pontos de insatisfação dos passageiros”, assinala o secretário. Já o reordenamento das linhas pretende reduzir o tempo de viagem e aumentar a frequência de ônibus nos pontos e terminais.

Aleluia destaca que os veículos a serem incorporados à frota, após a licitação, serão adaptados para utilização de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de possuir sistema de ventilação, dando maior conforto aos usuários. Os novos ônibus deverão ter ainda motorização padrão Euro V, o que reduz a emissão de gases poluentes. As novas medidas vão estimular o uso do transporte público na cidade e aliviar o número de carros nas vias.

Inovação

A adoção do sistema de monitoramento da frota, realizado em tempo real por meio de GPS, vai permitir controlar com mais rigor a operação das linhas de acordo com a demanda de passageiros, eliminando baixa frequência. O rastreamento será feito por câmeras e moderna tecnologia embarcada, permitindo o acompanhamento pelo Centro de Controle de Operações da Prefeitura (CCO) e dos concessionários.

Concessão

O prazo de exploração dos serviços é de 25 anos, sem renovação, pela empresa que apresentar o maior valor de outorga. Os recursos do pagamento da outorga vão ser reinvestidos em transporte público e na infraestrutura de mobilidade..

A tarifa inicial é de R$ 2,80 com previsão de reajuste anual, com base na variação no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O primeiro reajuste deverá ocorrer somente em janeiro de 2015.

Informação

Pelo edital, as concessionárias terão que prestar informações via painéis de mensagens, sobre os horários de passagem dos ônibus em tempo real nos terminais, estações e pontos de parada. A consulta sobre linhas e horários de ônibus pelo usuário poderá ser feita também pelo celular via SMS.

Os ônibus serão dotados ainda de painéis digitais com informações de linhas e trajetos, complementando o painel dianteiro. Será também criado um serviço de call center para prestar informações e receber reclamações, por telefone.