Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura qualifica ambulantes que atuam no Natal Salvador no Campo Grande

Vendedores ambulantes que atuam no Natal Salvador, no Campo Grande, foram qualificados sobre empreendedorismo, marketing e hospitalidade, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e melhor atendimento no período. A iniciativa faz parte do programa Sou Salvador, criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec).  

Quatro turmas concluíram a qualificação na semana passada, com treinamento realizado na Uninassau, no Politeama. De acordo com a Semdec, a intenção é abrir novas turmas futuramente, levando o programa para todas as regiões da cidade, principalmente as turísticas, e também para outros momentos festivos da capital.  

Temas abordados – Durante três dias de treinamento, foram abordados assuntos como mercado informal no contexto turístico, educação financeira, marketing e vendas, hospitalidade – ética e responsabilidade, hospitalidade – direitos e deveres, hospitalidade para garantir a satisfação, boas práticas para a manipulação de alimentos e identificação de perigos e doenças transmitidos por alimentos.  

Presente no encerramento, a titular da Semdec, Mila Paes, ficou contente com a adesão à qualificação. “O programa Sou Salvador, edição Natal Salvador, teve uma aderência muito grande e é importante perceber esse engajamento. O objetivo é qualificar e melhorar esse atendimento por parte desses empreendedores informais, que são, muitas vezes, a grande vitrine da cidade para as pessoas que moram e que visitam a cidade”, afirmou.  

Órgãos envolvidos – A gestora lembrou que o programa nasceu como um projeto-piloto dentro do Centro Histórico, em julho do ano passado, e diante do bom resultado foi ampliado para outras áreas da capital, agora também com o recorte das datas festivas. “É um programa de qualidade que assessora esse público não só na melhoria como empreendedor dentro do seu negócio, mas também atendendo a uma demanda da população por atendimento mais adequado. Quando a gente faz algo de qualidade, algo que faz sentido, as pessoas realmente aderem”, acrescentou a gestora.  

A qualificação para o Natal Salvador contou com a parceria da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), da Vigilância Sanitária (Visa), da Diretoria de Políticas para Drogas, vinculada à Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e da Uninassau.  

Aprendizado – Participante da qualificação, o presidente da Associação Integrada dos Vendedores Ambulantes de Salvador (Assidivam), Mário Lopes, elogiou a iniciativa. “Sem o conhecimento e a qualificação fica muito difícil para qualquer categoria desenvolver a sua função e não é diferente para nós, comerciantes de rua. Então eu acho de fundamental importância que esse programa não seja só para esse momento do Natal Luz, que isso seja algo que aconteça sempre”.  

Lopes conta que teve acesso a informações básicas que vão auxiliar no desenvolvimento diário do trabalho, tanto no atendimento à população local como aos turistas. “Eu espero que de fato as pessoas coloquem em prática o que estão aprendendo aqui. Eu, por exemplo, trabalho no comércio de rua há mais de 30 anos e todo o meu avanço foi conquistado através do conhecimento”, contou.  

Motivação e garra – Assim como ele, a vendedora de água e refrigerantes Uberlândia Souza, de 44 anos, disse ter gostado muito do treinamento. “Para a gente, que nunca teve um curso desse, é interessante, pois ficamos sabendo como lidar e como manejar a nossa renda e os nossos gastos, o que a gente ganha e o que a gente gasta. Além disso, a maneira com que a gente trata o cliente, ou seja, como a gente deve respeitar cada palavra que o cliente fala com a gente, assim como ele tem que respeitar as nossas palavras. Também aprendi sobre como se vestir e se comportar no local de trabalho”, disse.  

“O Sou Salvador traz para os ambulantes um novo olhar para os turistas e clientes, proporcionando a eles senso de pertencimento à cidade, motivação e mais garra para vencer o corre do dia a dia”, opinou a diretora de Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto. 

Criado: 01 Dezembro 2022

Skip to content