Prefeitura realiza 2º Encontro de Lideranças Transformadoras para servidores

Servidores e funcionários da Prefeitura de Salvador participaram, nesta quinta-feira (10), da segunda edição do Encontro de Lideranças Transformadoras. Organizado pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge), o evento ocorreu no Hotel Fiesta, no Itaigara, a abertura do encontro contou com as presenças do prefeito Bruno Reis, da vice Ana Paula Matos, do secretário da Semge, Thiago Dantas, e do diretor de Gestão de Pessoas, Gustavo Moris.

Na ocasião, o prefeito Bruno Reis salientou que o trabalho dos colaboradores da administração municipal tem sido fundamental no processo de transformação de Salvador, considerando desafios como o enfrentamento à pandemia de Covid-19. “Nesse período tivemos a capacidade de dar continuidade a todos os projetos, iniciativas e programas que vinham dando certo, além de novas propostas que permitiram que seguíssemos transformando nossa cidade. Em todas as áreas tivemos avanços, e a maioria das ações foram realizadas com recursos próprios. Para os próximos anos, o objetivo é avançar muito mais, fazendo com que os serviços da Prefeitura funcionem cada vez melhor e, quanto mais estivermos engajados e trabalhando neste propósito, tudo acontece”, declarou.

O encontro tem o intuito de inspirar e capacitar os colaboradores que, diariamente, se dedicam para que a gestão municipal seja cada vez mais eficiente no atendimento à população. Este ano, a atividade é voltada para servidores ocupantes de cargos em comissão nos graus 54 e 55, e para quem exerce funções de confiança nos graus 62 ao 65.

Conteúdo – Durante toda a manhã, os servidores participaram de uma programação especial com duas palestras. A primeira foi conduzida pela CEO do Instituto AB (especializado na consultoria em recrutamento e seleção de Pessoas com Deficiência), Amanda Brito, que apresentou o tema “O Valor da Diversidade e Inclusão”. Em seguida, foi a vez do psicólogo e historiador Luiz Hosannah Pinto apresentar a palestra “Liderança com Engajamento: Como Aprender Utilizar as Diferenças”.

“A ideia é apresentar aqui temas relacionados à inclusão e engajamento, além do projeto-piloto, em fase de implantação, de uma cultura de gestão de competências. A Prefeitura tem trabalhado bastante, realizando muitas ações e entregas, e há um conjunto de pessoas que dão esse respaldo e fazem as coisas acontecem. Por isso, nada mais importante que dedicar esse momento para trazer essa turma e trabalhar a motivação, para que a gente siga uma gestão de excelência e referência, reconhecida em todo o Brasil”, declarou Thiago Dantas.

Atuando na Secretaria Municipal de Educação (Smed) há 16 anos, a coordenadora de Inclusão Educacional Jaqueline Araújo ressaltou que o evento ajuda a refletir sobre as atividades realizadas no dia a dia, tanto como servidor público quanto como cidadão. “Somos pessoas que atuam no dia a dia da cidade e os cidadãos também, de uma certa maneira, são nossos colegas de trabalho, que trazem demandas da cidade. Então, essa proposta de trazer a diversidade e a inclusão é muito importante, trazendo o lugar de fala das pessoas com deficiência, das pessoas negras e das mulheres, fazendo com que a gente reflita sobre que sociedade nós estamos construindo”, avaliou.

Também participante da atividade, gestora de Equipamentos Públicos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Cristina Oliveira, aprovou a realização do encontro. “Permite que novos conhecimentos e valores sejam agregados pelos funcionários públicos nas atividades do dia a dia”, pontuou.

Criado: 10 Novembro 2022