Prefeitura realiza 3,3 mil vistorias no primeiro fim de semana da fase verde

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), realizou 3.310 vistorias em 81 bairros da capital baiana entre a última sexta-feira (9) e o domingo (11). O período marca a entrada da cidade na fase verde do Plano Salvador, caracterizada pela ocupação dos leitos de UTI inferior a 60% do total.

No âmbito da força-tarefa liderada pela Sedur, que conta com o apoio da Polícia Militar (PM-BA), as ações fiscais realizadas no último fim de semana resultaram em dois bares interditados nos bairros de Itapuã e Dom Avelar. Também houve a dispersão de 11 aglomerações.

Já a Operação Sílere, realizada em conjunto pela Sedur e polícias Militar e Civil, com apoio da Transalvador, apreendeu dez equipamentos de som nos bairros Imbuí, Canabrava, São Marcos, Sussuarana e São Cristóvão.

“Com o início da fase verde, observamos com boa expectativa os números da fiscalização. Tivemos poucas interdições, algumas aglomerações dispersadas, mas bem menos do que no fim de semana passado. Com a expansão do horário para as 23h30, houve maior distribuição de público pelos estabelecimentos comerciais”, comentou o coordenador de Fiscalização da Sedur, Everaldo Freitas.

Ele recomendou que as pessoas continuem a respeitar os protocolos de segurança, com o uso de máscaras, higienização das mesas em bares e restaurantes e que evitem participar de festas clandestinas. Freitas alertou ainda que os eventos sociais só podem ocorrer com limite máximo de 100 pessoas.

Outras ações – Já a Operação Feira do Rolo, integrada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Guarda Civil Municipal (GCM) e pelo Comando de Operações Policiais Militares (COPPM-BA), mobilizou 98 agentes e 26 veículos na fiscalização do comércio informal realizado no Largo do Tanque, Rua Nilo Peçanha e Avenida Afrânio Peixoto/Baixa do Fiscal. Nos locais, foram apreendidos seis sacos contendo produtos diversos.

A GCM atuou ainda na fiscalização das praias, monitorando o uso da máscara e o distanciamento entre os frequentadores na sexta-feira (9) e sábado (10). No domingo (11), com as praias fechadas como medida de contenção da Covid-19, a GCM acionou a Operação Tira o Pé da Areia, de cunho educativo, no encerramento de práticas esportivas e na retirada de banhistas. A ocorrência de infrações foi baixa porque choveu nesse dia, o que desestimulou a ida de pessoas à praia.