Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura realiza ações de manutenção no trajeto da Lavagem do Bonfim

Para garantir que o roteiro até a Colina Sagrada, durante a Lavagem do Bonfim, seja realizado da forma mais confortável e agradável possível, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Manutenção (Seman) e da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), realiza periódicas ações de manutenção. São efetuados reparos, adequações e substituições conforme a necessidade de cada logradouro. 

Dentre as atividades realizadas estão a manutenção de toda malha viária, através da Operação Tapa Buracos, fator que proporciona segurança no tráfego dos pedestres por todo o cortejo. Outra ação efetuada com frequência diz respeito à constante poda das árvores em todo o percurso da lavagem e no perímetro da Colina Sagrada. 

Reposição de peças – Também são alvos de constantes manutenções a revisão do sistema de drenagem, com ações de limpeza, desobstrução e recuperação dos dispositivos, o reparo pontual em calçadas públicas e manutenção do mobiliário urbano e das academias de ginástica nas praças que foram requalificadas. As equipes promovem ainda reposição de tampas e grelhas furtadas ou vandalizadas, a exemplo do que foi realizado recentemente na Praça Marechal Deodoro (Praça das Mãozinhas), no Comércio, bem como a limpeza manual das caixas de sarjeta e a desobstrução da rede de drenagem da região. 

No Largo do Bonfim, a Seman realizou o reparo das lixeiras e dos bancos, reposição de peças de granito quebradas, e a cobertura no local das grelhas de ferro furtadas, além da limpeza manual das caixas de sarjeta e a desobstrução da rede de drenagem. 

No chamado “Caminho da Fé”, que envolve o trajeto entre o Santuário de Santa Dulce dos Pobres até a Baixa do Bonfim, houve manutenção dos totens, limpeza manual das caixas de sarjeta e desobstrução da rede de drenagem. Foram realizadas ainda ações de manutenção e revisão do sistema de drenagem na Praça Municipal, Igreja da Conceição, Mercado Modelo, Avenida Jequitaia, Água de Meninos, Largo da Calçada e Caminho da Fé (Avenida Dendezeiros). Nas praças do percurso houve ações de pintura, recuperação e reposição de equipamentos vandalizados. 

Vandalismo – O secretário de Manutenção, Luciano Sandes, explica que, mesmo com todas as ações de manutenção realizadas no último mês, é possível observar que o vandalismo dos bens públicos é uma constante, e que o furto das tampas e grelhas de ferro dos dispositivos da rede drenagem estão numa crescente. “Algumas grelhas furtadas na Praça das Mãozinhas, no Comércio e na Colina Sagrada, no Bonfim, foram substituídas por peças de granito, mas algumas destas já foram furtadas ou quebradas. Essa ação criminosa também ocorre em itens do mobiliário urbano, como vasos de plantas, bancos das praças e totens do Caminho da Fé, na Avenida Dendezeiros”. 

O gestor completa que, apesar do cronograma intenso de vistorias e serviços, surge constantemente a necessidade de intervenção imediata ou realização de desobstrução urgente da rede de drenagem, geralmente bloqueada pelo descarte irregular de lixo. 

Desal – A Companhia de Desenvolvimento Urbano de de Salvador (Desal) também já concluiu as ações de recuperação e manutenção das áreas do entorno do circuito da Lavagem do Bonfim. Foi executada a recuperação de passeios, meio fio, mobiliários urbanos e equipamentos públicos nos limites do circuito. 

Do entorno da Igreja da Conceição da Praia até a colina sagrada, vários metros de passeios foram construídos do zero, alcançando um total de aproximadamente seis quilômetros de atuação, onde foram recuperados meio-fio, rampas de acessibilidade, bancos e pintura completa. 

A Desal concluiu também a recuperação de bancos e balaustradas. Praças e monumentos passaram por manutenção e recuperação de alguns brinquedos e equipamentos, além de pinturas e substituições. As equipes de campo efetuaram ainda a colocação de esculturas em formato de esfera, para determinar a divisão de ruas e acessos. A fim de realizar qualquer ação emergencial, equipes de carpintaria, serralheria, fabril e pinturas estarão a postos em locais estratégicos, para eventuais ações de emergência.

Criado: 10 Janeiro 2023

Skip to content