Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura realiza II Jornada do Patrimônio Cultural a partir desta terça (24)

A Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), realiza nesta terça (24) e quarta-feira (25) a II Jornada do Patrimônio Cultural – Salvador, com o tema A Cidade e o Mar: Patrimônio da Memória. Em virtude do protocolo de segurança sanitária, o evento será transmitido ao vivo e gratuitamente pelo canal da FGM no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCuY4L3rrfuCwAryRnsniPMg).

O evento será realizado a partir do Teatro Gregório de Mattos (TGM), onde estarão presentes apenas os palestrantes, a equipe técnica e a cantora Nara Couto, que faz o pocket show de encerramento da jornada. A mesa de abertura, às 15h30, vai contar com as presenças do secretário de Cultura e Turismo (Secult), Fábio Mota, e do presidente da FGM, Fernando Guerreiro, com a mediação da gerente de Patrimônio Cultural da Fundação, Gabriella Melo.

Para alcançar a audiência internacional e respeitando a acessibilidade dos portadores de deficiência auditiva, a programação terá tradução em português, inglês e libras. Para o presidente da FGM, a Jornada do Patrimônio Cultural vem para consolidar-se como mais uma ação de educação patrimonial, levantando debates sobre temas de extrema relevância no contexto cultural e artístico de Salvador.

“É preciso enaltecer o patrimônio marítimo desta cidade que tem no mar mais do que um refrigério para o calor que aquece essa terra e seu povo, mais do que a beleza desse litoral, registrado por tantas obras literárias e audiovisuais. Sua orla foi palco de batalhas e vitórias, abrigando muita história e memórias mil. Sua importância artística e cultural é tão rica quanto tudo que a soterópolis é”, frisou Guerreiro. 

A diretora de Patrimônio e Humanidades da FGM, Milena Tavares, destacou elementos antropológicos que compõem a proposta e reforçam a importância da jornada. “A relação com o mar é presente na história da fundação da cidade, na paisagem das frentes marítimas, em atividades náuticas, na arqueologia subaquática, na religiosidade das águas de maré, instiga o campo das artes e é também campo de resistência de conhecimentos tradicionais”, ilustrou.

Já Gabriella Melo ressaltou que a jornada é uma oportunidade de se estabelecer um intercâmbio de experiências e pesquisas sobre o tema, já que conta com a participação de convidados internacionais, como Roberto Díaz, cofundador do Museu Subaquático de Arte de Cancun; e Thomaz Santos, do Oceanário de Lisboa.

Iniciativa – A II Jornada do Patrimônio Cultural – Salvador é voltada tanto para especialistas de campos como arqueologia, antropologia, história, geografia, navegação, urbanismo, arquitetura, museologia, engenharia, quanto para o público geral. Nesta edição, quatro eixos temáticos são abordados nas seguintes mesas virtuais: Salvador e Baía de Todos os Santos: Capital da Amazônia Azul; História, Arquitetura e Turismo em Cidades Litorâneas; Reabilitação de Zonas Portuárias: O Porto Vive; Água como elemento sagrado – O Sagrado nas Águas da Maré.

Programação:

Dia 24/8 (terça-feira)

15h30 – Mesa de abertura

  • Convidados: Fábio Mota (Secult) e Fernando Guerreiro (FGM)

16h – MESA 1: Salvador e Baía de Todos os Santos: capital da Amazônia azul               

  • Convidados: Waldeck Ornellas (Diretor do Inet-BA), Eduardo Athayde (diretor do World Wacth Institut do Brasil-BA) e Comandante Reuber (Museu Náutico-BA)

17h – MESA 2: História, Arquitetura e Turismo em cidades litorâneas

  • Convidados: Roberto Díaz (Museu de Cancun), professor Mário Mendonça de Oliveira (Ufba) e Aleixo Belov (Museu do Mar-BA)

Dia 25/8 (quarta-feira)

16h – MESA 3: Reabilitação de zonas portuárias: “O Porto vive” 

  • Convidados: Alexandre Darzé (Lighthouse – SP), Márcio Douglas Brito Amaral (UFPA) e Thomaz Santos (Oceanário de Lisboa)

17h – MESA 4: Água como elemento sagrado – “O sagrado nas águas da maré”

  • Convidados: Mãe Raidalva Santos (Iyalorixá do Ilê Axé Oyá-BA), Padre Lázaro (Igreja Católica-BA) e Reverenda Bianca Daébs (Igreja Episcopal Anglicana – BA)

18h – APRESENTAÇÃO MUSICAL – Nara Couto.

Skip to content