Prefeitura realiza mais de 2 mil vistorias durante feriadão

A fiscalização da Fase Verde dos protocolos sanitários ocorreu sem grandes intercorrências durante o feriadão de Nossa Senhora Aparecida, em Salvador. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM-BA), as ações ocorreram entre o último sábado (9) e a terça-feira (12).

Durante o feriadão, a Sedur realizou 2.330 vistorias em 58 bairros, resultando em um total de 16 interdições. Somente durante a Fase Verde, que teve início no mês de julho, 48.193 vistorias aconteceram, com 825 notificações e 99 interdições.

No fim de semana, foram vistoriados estabelecimentos comerciais para verificar se estão de acordo com o decreto municipal que estabelece os parâmetros para o funcionamento dos espaços durante a pandemia, de modo a combater a disseminação do novo coronavírus em Salvador. A operação ocorreu em diferentes bairros da capital baiana.

Em relação ao combate à poluição sonora, a Operação Silere, realizada em conjunto com as polícias Militar e Civil, foi realizada entre a sexta-feira e o domingo, atendendo a 690 denúncias, tendo 112 bairros vistoriados e ações fiscalizatórias. Durante a operação, 35 equipamentos de som foram apreendidos nos bairros de Mussurunga, Vila Canária, Sete Portas, Águas Claras, Pirajá, Cabula VI, Fazenda Grande, São Caetano e Praia do Flamengo.

Feira de São Joaquim – A operação de fiscalização realizada pela Semop na Feira de São Joaquim, neste fim de semana, teve o objetivo de ordenar os ambulantes no entorno da feira. A ação contribuiu com a organização do local e ajudou a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) a deixar livre o fluxo de veículos nos estacionamentos, permitindo a parada dos ônibus nos pontos e fluindo o trânsito na região.

Guarda Municipal – Neste feriadão, a Guarda Civil Municipal atuou diariamente com cerca de 100 agentes, em atividades operacionais. Diversas ações foram realizadas em apoio aos órgãos públicos, envolvendo fiscalizações e ordenamento do comércio informal, controle de acesso nas praias, estádio de futebol e áreas públicas, em apoio às ações da Semop e Sedur.

Durante as ações de apoio às atividades da Transalvador, houve a necessidade de três encaminhamentos à delegacia, durante as blitze de alcoolemia. Outra ocorrência registrada foi a queda de uma criança de um cavalo, no Parque da Cidade, sendo prontamente acompanhada pelos agentes da GCM até a chegada do Samu.