Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura realiza mutirão de vacinação por idade neste sábado (5)

Para avançar ainda mais na vacinação contra a Covid-19 em Salvador, a Prefeitura vai realizar um mutirão com a aplicação da primeira dose por idade neste sábado (5). O anúncio foi realizado pelo prefeito Bruno Reis, durante coletiva virtual ocorrida nesta sexta-feira (4). Na ocasião, também foram informados a prorrogação – até o dia 15 – das medidas de enfrentamento à Covid-19 na cidade e o cenário do atual do coronavírus na capital baiana, além de uma avaliação da viagem feita na última quarta-feira (2) a Brasília para a solicitação de recursos importantes para a capital. 

De acordo com o prefeito, Salvador conta hoje com 780 mil pessoas vacinadas com a primeira dose e a expectativa é alcançar 800 mil até o final desta sexta-feira, atingindo, portanto, a marca de mais de 40% do público-alvo. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já deu início à vacinação de pessoas com 55 anos e a expectativa é que a aplicação da primeira dose neste público seja concluída amanhã, com o mutirão. Os detalhes sobre esta estratégia serão divulgados ainda hoje. 

“Eu persisto nessa marca de 20 mil pessoas vacinadas por dia. Tenho dito isso de forma clara, que o importante é a dose no braço. Então, preparem o braço, porque nós iremos aplicar a vacina. Vejam o quanto estamos avançados e o quanto é importante priorizar equipes e investimentos para a vacinação em nossa cidade”, disse o prefeito. 

Números – Bruno Reis também informou que os números do coronavírus indicam uma tendência de estabilidade da doença na capital. A taxa de ocupação dos leitos de UTI em Salvador hoje é de 82%, apenas 1% a mais que a taxa do último sábado (29). Já a taxa de ocupação dos leitos clínicos é de 78%, 4% a mais em relação ao sábado passado. 

A taxa de ocupação dos leitos pediátricos teve uma redução. A ocupação dos leitos clínicos apresentou uma redução de 76% (no último sábado) para 73% (hoje) e a dos leitos de UTI passou de 74% para 67%. 

“Em linhas gerais, o fator RT (transmissão), o número de novos casos, de casos ativos e o número de óbito não tiveram variação. Então, quando avaliamos esses dados, eles sinalizam para um quadro de estabilização. Com base nesse cenário, estamos anunciando nesse momento que todas as medidas que estão em vigor serão prorrogadas por mais sete dias, ou seja, até o dia 15”, afirmou o prefeito. 

Recursos — Durante a coletiva, o prefeito ressaltou ainda duas importantes conquistas para a cidade. Uma delas é o envio de um projeto de lei para o Senado Federal, que solicita o financiamento no valor de US$125 milhões (o equivalente a 600 milhões de reais), já aprovado junto ao Banco Mundial (Bird) para viabilizar a execução da segunda etapa do programa Salvador Social II. A outra é a assinatura da Autorização de Início da Execução do Objeto Autorização de Início de Obra (AIO) para a realização das obras do trecho 2 do BRT (Bus Rapid Transit). 

Os recursos para realização das obras do trecho 2 do BRT são da ordem de R$215,2 milhões, com recursos do Orçamento Geral da União e contrapartida da administração municipal, através de financiamento com a Caixa. O recurso permitirá o início das obras no trecho 2, que vai da Lapa até a Cidade Jardim. A previsão é que esse trecho seja concluído em meados do ano que vem.  

“As obras do trecho 2 são importantíssimas não só para o trânsito, mas também para a mobilidade. Já estamos concluindo o trecho 1, faltando apenas as estações. O trecho 3 está em plena execução na região do Cidade Jardim, passando pela Avenida ACM até a orla, com previsão de entrega para o final deste ano”, finalizou Bruno Reis.

Skip to content