Prefeitura realiza vistorias em praias e estabelecimentos em nova fase de abertura

Com o horário de funcionamento dos bares e restaurantes ampliado e a abertura das praias, todos os dias da semana em horário livre, à exceção do Porto da Barra, a força-tarefa liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com o apoio da Polícia Militar (PM-BA), reforçou as fiscalizações, durante o final de semana (24 e 25), em Salvador.

Foram realizadas 2.407 vistorias em 74 bairros e interditados nove bares, em Praias do Flamengo, Itapuã, Stiep, Barra, Cidade Nova, Caminho de Areia, Ribeira e São Marcos. Também houve a dispersão de 11 aglomerações. Desde o último dia 9, a Sedur fez 14.269 vistorias, 14 interdições e dispersou 38 aglomerações.

Já a Operação Sílere, realizada em conjunto pela Sedur e polícias Militar e Civil, com apoio da Transalvador, apreendeu 74 equipamentos de som, nos bairros Mussurunga, Periperi, Lobato, São Cristóvão, Bairro da Paz, Ribeira, Pernambués, Boa Viagem, Saboeiro e Cidade Nova. As localidades que mais originaram denúncias, durante o final de semana, foram Paripe, Boca do Rio, São Cristóvão e Uruguai.

“Percebemos que as pessoas estão atendendo aos protocolos de prevenção, pois, durante as fiscalizações, tivemos apenas nove interdições, um número pequeno diante do total de estabelecimentos vistoriados. Observamos também que o prolongamento dos horários de funcionamento está atendendo às expectativas dos comerciantes, que estão seguindo à risca os protocolos de segurança, para que aos poucos a cidade volte a funcionar normalmente”, avaliou o coordenador de Fiscalização da Sedur, Everaldo Freitas.

Outras operações – A Guarda Civil Municipal (GCM) atuou em Patrulhamento preventivo em parques e praças, além de apoiar operações da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e Transalvador. Durante as ações, não foram registradas ocorrências. Já o movimento nas praias foi considerado tranquilo.

A Operação Feira do Rolo, integrada pela Semop, GCM, e pelo Comando de Operações Policiais Militares (COPPM-BA), mobilizou 49 agentes e 12 veículos, na fiscalização do comércio informal, no Largo do Tanque, Rua Nilo Peçanha e Avenida Afrânio Peixoto/Baixa do Fiscal.