Prefeitura realizou cerca de 2 mil vistorias no fim de semana

A Prefeitura de Salvador realizou cerca de 2 mil vistorias entre a última sexta-feira (4) e o domingo (6), para verificar o cumprimento dos protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19 em estabelecimentos e localidades de Salvador. A força-tarefa coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) vistoriou 45 bairros no período, nos quais realizou 1,5 mil ações de fiscalização.

Como resultado, 16 estabelecimentos foram notificados. Do total, sendo duas academias de musculação em Piatã; sete bares e restaurantes, quatro deles no Santo Antônio, um no Garcia, um na Ribeira e um no Jardim Cajazeiras; um comércio de rua na Barra e outro em Itapuã; um depósito de bebidas em Cassange; três farmácias em São Cristóvão; e um food truck no Jardim das Margaridas. Além das notificações, um bar foi interditado no bairro de Jardim Cajazeiras por não possuir alvará de funcionamento.

Já a Operação Sílere, realizada de forma conjunta entre a Sedur e Polícia Militar, cm apoio da Transalvador, recebeu 577 denúncias de poluição sonora, que motivaram 325 vistorias em 147 bairros da capital baiana. No curso das inspeções, 51 equipamentos de som foram apreendidos nos bairros do Uruguai, Canabrava, Jardim das Margaridas, Santo Antônio, Jardim Cruzeiro, bem como na Avenida Suburbana, na região da Ceasa (CIA-Aeroporto) e no Largo do Tanque.

Guarda municipal – A Guarda Civil Municipal (GCM) operou em mais um fim de semana prestando apoio aos órgãos de fiscalização da Prefeitura, em ações no trânsito, inspeção do comércio formal e informal e patrulhamento preventivo nas vias públicas  de Salvador. Além disso, também atuou nos pórticos de acesso e averiguação do protocolo de saúde na região da Barra, onde foram distribuídas cinco mil máscaras aos transeuntes.

Vigilância Sanitária – A Vigilância Sanitária de Salvador (Visa), vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), emitiu 27 notificações, quatro termos de apreensão, um termo de interdição e cinco autos de infração no fim de semana, em estabelecimentos de Salvador. Foram inspecionados dez eventos e vistoriados 46 serviços de alimentação e dez serviços de saúde, com emissão de duas notificações, dois termos de apreensão e dois autos de infração.