Prefeitura reativa Centro de Especialidades Odontológicas em Periperi

O prefeito ACM Neto e a subsecretária municipal da Saúde, Lucimar Rocha, entregaram nesta quarta-feira (20) para comunidade do Subúrbio Ferroviário o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Periperi, reformado, equipado e mobiliado. Desativado desde setembro de 2011, a entrega do Centro de Especialidades permitirá a reorganização da oferta de serviços na área de odontologia no município. Com a reforma, a unidade deverá atender mais de 700 pessoas por dia através da atuação de nove dentistas, entre endodontista, periodontista, oncologista, cirurgião bucomaxilo e clínico. A partir de dezembro, a oferta será ampliada com a chegada de mais 12 profissionais.

O CEO disponibilizará as especialidades de cirurgia oral menor, periodontia (tratamento de gengiva), endodontia (tratamento de canal), oncologia e mais 38 serviços de odontologia. No início de 2014, também será implantado o serviço de prótese dentária, indispensável para a reabilitação integral em saúde bucal. A subsecretária Lucimar Rocha destacou que a reativação da unidade permitirá expansão nos serviços de saúde bucal, que saiu de 17% no início do ano para 25%. “Isso significa prioridade do prefeito na saúde da população de nossa cidade, ao mesmo tempo em que se amplia a atenção básica”, exaltou Lucimar.

O prefeito afirmou que as ações no Programa de Saúde Bucal são fundamentais para que as pessoas possam ter atendimento pleno na área, além de influenciar positivamente na autoestima das pessoas. “Não é possível que tenhamos parado no tempo nesse setor, e no Subúrbio Ferroviário esse problema era ainda mais grave. Estamos trabalhando na ampliação consistente dos serviços e essa unidade é a marca de um novo momento. Por esse motivo, também vamos dobrar os atendimentos a partir do próximo mês. Isso reforça o compromisso dessa gestão com a qualidade de vida das pessoas”, observou Neto.

Desde o início desta gestão, estratégias foram criadas para não interromper a assistência odontológica à população soteropolitana, a exemplo de reativação do odontomóvel, situado no Lar Fabiano de Cristo (Avenida Suburbana), e a reorganização dos outros CEOs do município, a fim de não prejudicar a oferta de serviços. Além dessas ações, a atual administração também implantou o serviço de odontologia 24 horas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Periperi, atendendo nos sete dias da semana os usuários nos casos de urgência odontológica.

UPA de Periperi – O prefeito lembrou também que os atendimentos na UPA de Periperi foram regularizados desde o último final de semana, graças ao esforço da Prefeitura para garantir equipes consistidas em todas as unidades da rede. Desde que foi inaugurada, ao final do ano passado, a UPA registrava déficit de médicos pela falta de interesse de profissionais em trabalhar no Subúrbio. Agora, a unidade conta com seis médicos, sendo três clínicos, dois pediatras e um ortopedista. O prefeito havia determinado que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) regularizasse os atendimentos até o final de novembro, medida cumprida antes do prazo.