Prefeitura recebe doação de grupos internacionais para enfrentamento à pandemia

A Prefeitura de Salvador recebeu, nesta terça-feira (16), a doação de dez mil máscaras descartáveis e de 400 cestas básicas com 11 itens cada, que serão distribuídas para pessoas em situação de vulnerabilidade ou que estejam enfrentando dificuldades financeiras por conta da pandemia do novo coronavírus. A doação foi feita por empresários internacionais que estão na cidade, juntamente com a Embaixada da Romênia no Brasil.

O apoio empresarial foi possível graças à articulação do cônsul da Romênia em Salvador e sócio da Associação Brasil Espanha em Cultura e Comércio (Abrescco), Antonio Peres Júnior, que já é parceiro da administração municipal. Em 2020, o cônsul recebeu o título de cidadão soteropolitano pelos serviços prestados à capital baiana.

Além da Abrescco e da Embaixada da Romênia no Brasil, participaram das doações a Lutan Distribuidora de alimentos LTDA, o Grupo Alexandrion e a concessionária Technico Comercial de Equipamentos S.A. As cestas básicas são compostas por arroz, açúcar, farinha, feijão, sal, leite em pó, café, macarrão, farinha de milho, papel higiênico e óleo de soja.

“Tem sido muito importante para a Prefeitura poder contar com a solidariedade dos parceiros internacionais de Salvador nesse momento em que todo o país está passando pelo desafio de enfrentamento à pandemia”, conta Soraya Pessino, assessora internacional da Prefeitura e responsável pela intermediação com os grupos. Ela complementa que a gestão municipal continua mantendo contato com empresários de outras nacionalidades que queiram ajudar nesse momento tão importante.

Colaboração – Desde o início da pandemia, a união e a colaboração das instituições e das pessoas têm sido importantes aliadas no apoio a quem mais sofre com as medidas restritivas que visam conter o avanço da doença. Em parceria com a Unicef, a Prefeitura doou, no ano passado, 100 mil sabonetes, 10 mil kits de higiene e 700 cestas básicas.

Já o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), agência da Organização das Nações Unidas (ONU), doou para as secretarias da Reparação (Semur) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), 800 kits de higiene. Os itens foram destinados a mulheres em situação de violência doméstica e vulnerabilidade.

Uma parceria com a Associação Comercial da Bahia (ACB) também possibilitou que 200 mil máscaras de tecido fossem doadas para a população no mês de abril. Ainda em abril do ano passado, foi lançada a Salvador Solidária, uma plataforma on-line para doações em dinheiro com o objetivo de ampliar a aquisição de cestas básicas, fraldas geriátricas, máscaras de proteção e álcool em gel.

O dinheiro arrecadado foi para o Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) para ampliar uma frente de ações assistenciais para a população carente. Um total de 61 toneladas de alimentos, material de higiene e limpeza também foram arrecadados no ano passado apenas na primeira edição do projeto Drive Thru Solidário organizado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), em parceria com a Rede Bahia.