Prefeitura restabelece iluminação pública na Contorno

A Prefeitura do Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), realizou nesta terça-feira (27) o reestabelecimento da iluminação pública na Avenida Contorno, que apresentou problemas em 17 postes e em diversas residências na Gamboa de Baixo na noite da segunda-feira (26). O motivo foi um curto-circuito, ocasionado por uma ligação clandestina de energia em um galpão de reciclagem irregular, que funciona na localidade.

“Viemos ao local assim que recebemos o comunicado da população, por volta das 18h (da segunda-feira). No entanto, quando chegamos, o galpão estava trancado e nenhum responsável estava presente para abrir a passagem. Além disso, a região estava bastante escura, dificultando a ação. Voltamos hoje à tarde para dar prosseguimento ao processo”, explicou o coordenador de Manutenção da Iluminação Pública da Semop, Antonio Carneiro.

A ação contou com o apoio de agentes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e da 16ª Companhia Independente da Polícia Militar. Na ocasião, foram retirados mato e lixo das imediações, além de parte da estrutura de madeirite que cercava o galpão de reciclagem. A medida foi tomada para facilitar o trabalho de identificação do problema e reestabelecimento da energia.

“Por sorte, o curto-circuito não teve grandes proporções, caso contrário poderíamos ter uma tragédia aqui, devido à grande quantidade de material inflamável. Além disso, da forma que foram fixados esses tapumes, com pedras grandes soltas servindo como apoio, poderia a qualquer momento ter descido esse material e causado, até, consequências relevantes para essas pessoas”, ressaltou Carneiro.

Para reestabelecer a energia o mais rápido possível, foi feita uma ligação provisória com fios de alumínio, devidamente protegidos. O trabalho terá continuidade na manhã desta quarta-feira (28), com a colocação da fiação definitiva com fios de cobre, além de concretagem da estrutura. Outros órgãos também deverão ser contactados para resolver o problema da ligação clandestina de energia, da falta de licença para atividade de reciclagem e de saúde ambiental, dentre outros aspectos.

Ainda segundo Carneiro, em todos os locais onde são encontradas ligações clandestinas, as equipes da Semop têm orientado a população a não fazer os chamados ‘gatos’ pois, além do risco de vida, também podem ser presos pelo crime de desvio de energia.