Prefeitura reforça ações no paisagismo e arborização da cidade

Tão importante quanto o plantio de vegetais na cidade, que proporciona diversos benefícios para a população e meio ambiente, são as vistorias para observar a situação e o desenvolvimento das mudas. É com esse intuito que a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) vem reforçando a avaliação e manutenção do paisagismo e arborização de Salvador.

A ação engloba agenda de vistorias, a serem realizadas semanalmente, além do plantio de mudas. Na quarta-feira última (17), por exemplo, a iniciativa percorreu parte da orla e foi acompanhada pela secretária da Secis, Edna França, e da subsecretária, Vânia Carla Moraes, além de engenheiros e técnicos no órgão.

Na ocasião, foram observadas mudas no trecho que se estende entre o Farol de Itapuã e Piatã. Nas próximas semanas, as equipes irão a outros pontos, como o Jardim de Alah, Vale do Canela, Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana) e Avenida Barros Reis.

Segundo a secretária, cerca de 300 mudas deverão ser plantadas entre o Farol de Itapuã e o Porto da Barra para repor aquelas que não resistiram às intempéries ou que foram vandalizadas. “Nós observamos que perdemos algumas mudas por conta da salinização e dos ventos ou até mesmo pelo furto e depredação. Aproveitaremos o período mais chuvoso que se aproxima para fazer o replantio”.

As espécies mais comuns nos trechos de orla são o algodoeiro-da-praia, palma de la virgen, abricó-da-praia e cocoloba. Essa última é a que melhor se adapta a locais abertos e com forte salinização.

Programa – As vistorias e plantios fazem parte do programa Salvador Capital da Mata Atlântica, desenvolvido pelo Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (Savam) em Salvador, uma das diretorias da Secis. Em ocasião comum, essas ações são feitas de maneira integrada com as escolas e a população. Devido à pandemia, elas estão sendo realizadas apenas pelas equipes técnicas, para evitar aglomerações.

Operação Plantio Chuva – Nos próximos dias, a Secis também lançará a Operação Plantio Chuva. A expectativa é que, no período chuvoso, sejam plantadas três mil mudas do bioma mata atlântica, a exemplo do ipê rosa, ipê amarelo, pau-ferro e pau-brasil, contemplando 32 bairros da cidade.

“Essas árvores urbanas são muito importantes, pois melhoram o microclima trazendo conforto e bem-estar para a população. Esses vegetais despoluem o ar e regulam o ecossistema, ampliando a biodiversidade e reduzindo os riscos ambientais. Pedimos à população que abrace essa causa e nos ajude a preservá-los”, afirmou Edna França.