Prefeitura reforça equipe para agilizar recadastramento do Bolsa Família

A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) contratou mais 50 digitadores para agilizar o atendimento das 27 mil famílias beneficiárias do programa Bolsa Família que precisam fazer a atualização cadastral até o dia 13 de dezembro. Além disso, dobrou a capacidade de atendimento do posto do Bolsa Família, localizado no bairro do Comércio, passando de 300 para 600 atendimentos por dia.

Segundo a subsecretária da Semps, Tatiane Matos, além de ampliar significativamente o número de atendimentos diários, a ideia é evitar que as pessoas tenham que enfrentar filas e demora no atendimento. Por isso, as equipes da Coordenadoria de Gestão de Benefícios (CGB) estão orientadas a direcionar para a unidade do Comércio os beneficiários que eventualmente enfrentem filas nas outras unidades.

Dia 13 é o prazo final estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para que retardatários façam a atualização e não tenham seus benefícios bloqueados já no mês de janeiro. Quem perder o prazo terá até o dia 14 de fevereiro de 2014 para comparecer a um dos postos e efetuar o procedimento. Caso contrário, o benefício será definitivamente cancelado a partir de março de 2014, pelo MDS.

Atendimento – Os atendimentos são realizados nas unidades do Bolsa Família da Semps do Comércio, NAJ Baixa dos Sapateiros, Joana Angélica (PREVIS) e Boca do Rio. Para fazer a atualização cadastral é necessário comparecer a um posto de atendimento levando original é copia de RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de residência do titular e dependentes maiores de 18 anos e RG ou certidão de nascimento e carteira de vacinação de crianças e adolescentes.