Prefeitura reinaugura posto de saúde com ponto biométrico

A Unidade de Saúde da Família (USF) Úrsula Catarino foi entregue hoje (02) à comunidade do Garcia pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário José Antônio Rodrigues Alves, sendo a primeira a implantar ponto com tecnologia biométrica, após passar ampla reforma com substituição de equipamentos e mobília. O objetivo é levar a mesma tecnologia para outras unidades de saúde, e a ampliação começará pelo distrito sanitário Barra/Rio Vermelho. No local são oferecidos serviços de atenção integral, considerando os programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme.

A unidade conta com serviços oferecidos pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que fará atividades para promoção da qualidade de vida através de uma equipe formada por um assistente social, um nutricionista, um terapeuta ocupacional, um educador físico e três fisioterapeutas. A USF contará ainda com três equipes de saúde da família e duas de saúde bucal, compostas por três médicos generalistas, três enfermeiros generalistas, três técnicos de enfermagem, 18 agentes comunitários de saúde, dois dentistas generalistas e dois auxiliares de saúde bucal. Diariamente serão realizadas cerca de 140 visitas domiciliares.

O prefeito afirmou na solenidade que as intervenções refletem o compromisso com a rede, que foi encontrada em acentuado estado de abandono. “Por entender que saúde se trata de uma prioridade, mesmo com as dificuldades financeiras, tomamos a decisão de recuperar as unidades de saúde do município. Até o primeiro trimestre do próximo ano, serão 90 postos entregues totalmente reformados enxergam os bairros que mais precisam. Em 2014, com um orçamento mais robusto, vamos continuar ampliando a qualidade dos serviços da nossa rede de atenção básica”, afirmou Neto.

O secretário José Antônio Rodrigues acrescentou que a unidade não passava por melhorias na sua estrutura física desde 2004 e lembrou que também serão oferecidos serviç
os complementares como curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, marcação de consulta para outras especialidades e outros exames ofertados no distrito sanitário, distribuição de medicamentos básicos e fornecimento do Cartão SUS.