Prefeitura requalifica mais cinco locais na Avenida Sete

Nos próximos dias, mais dois locais passarão por obras, dentro do projeto de requalificação e ordenamento de ambulantes na Avenida Sete de Setembro, desenvolvido pela Prefeitura do Salvador sob a coordenação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Nesta quinta-feira (12), as equipes da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) vão atuar na Rua Portão da Piedade para retirada do piso antigo, recuperação de esgotamento e reconstrução do sistema de drenagem. Já na próxima terça-feira (17), é a vez da Rua 21 de Abril começar a receber intervenção semelhante.

Neste momento, estão em obras o Beco Maria Paz, a Rua 24 de Fevereiro e a Praça Carneiro Ribeiro. Nos dois primeiros locais, foi feita a recuperação do sistema de drenagem e a etapa seguinte é de compactação do solo e colocação do colchão de areia, para aplicação do novo piso intertravado. Na Carneiro Ribeiro, está sendo realizada a retirada do antigo calçamento de pedras portuguesas para prosseguir com as demais etapas. O Beco do Mucambinho e a Rua do Cabeça, as primeiras a passar por intervenções, já contam com novo calçamento e iluminação, e aguardam apenas pintura e instalação das novas barracas padronizadas e da cobertura.

De acordo com o presidente da Desal, Marcílio Bastos, a intenção é cumprir o cronograma, previsto inicialmente, de conclusão das obras para o mês de dezembro. “Estaremos atuando este mês em cinco locais de forma simultânea e sempre enfrentando um grande desafio, já que os as tranversais possuem infraestrutura antiga e bastante comprometida. Depois de todo esse trabalho, a população vai contar com algo que seja duradouro e de qualidade”, completou Bastos.

Projeto
O projeto de requalificação e ordenamento do comércio informal na Avenida Sete foi desenvolvido pela Semop em parceria com a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), autarquia ligada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes (Semut), além de representantes de associações de ambulantes de Salvador e apoio do Sebrae. A iniciativa estabelece 915 vagas para camelôs em 12 áreas transversais e vai beneficiar cerca de 730 trabalhadores cadastrados na Prefeitura.

As outras áreas que ainda passarão por requalificação são as ruas Onze de Junho, Coqueiros da Piedade, Portão da Piedade e Nova de São Bento, além do Largo do Rosário. Além de melhorias na infraestrutura, estão previstas também instalação de câmeras para auxiliar na segurança e coibir possíveis ações de vandalismo. Para não prejudicar os ambulantes, as obras estão sendo realizadas de forma gradativa e aqueles que atuam nas transversais em obras foram relocados provisoriamente pela Semop.

“Existe um exercício sinérgico entre a Prefeitura e os ambulantes nesse processo de requalificação e, para isso, estamos correndo para que a inauguração ocorra em dezembro, conforme prometido. A intenção é de que a Avenida Sete de Setembro seja, realmente, um shopping a céu aberto”, destacou a secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf.