Prefeitura requalificará Rua da Conceição da Praia, no Comércio

Mais um trecho histórico do bairro do Comércio passará por um projeto de requalificação urbana que promoverá desde melhorias visuais até readequação de espaços públicos existentes. O prefeito Bruno Reis assinou, nesta quinta-feira (17), a ordem de serviço para o início das obras nas ruas da Conceição da Praia, Manoel Vitorino, e da Praça Irmãos Pereira, onde será construído o primeiro edifício-garagem público da cidade. A ação ocorreu durante a entrega do espelho d’água do 2º Distrito Naval, que foi completamente revitalizado com auxílio da administração municipal.

O projeto de recuperação da Rua da Conceição da Praia e imediações foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e contempla as vias próximas à Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, templo emblemático da capital baiana e ponto de partida para a Lavagem do Bonfim. As intervenções ocorrerão numa área de 3,8 mil m² e terão investimento próprio de R$12,5 milhões.

O prefeito ressaltou que as mudanças visam dar mais beleza, conforto e ordenamento ao local, valorizando ainda mais a região repleta de pontos turísticos, como o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, a Basílica da Nossa Senhora da Conceição da Praia e a vista para a Baía de Todos-os-Santos. “A ação vai ajudar muito os visitantes que vêm conhecer ou circular pela região, além das pessoas que trabalham e frequentam o local. Junto com outras ações municipais, a Prefeitura está ajudando a recuperar o Centro antigo da cidade”, declarou Bruno Reis.

Primeira rua – As obras terão prazo de oito meses e envolvem a requalificação da Rua da Conceição da Praia e adjacências, com remoção do asfalto da pista e recuperação de pavimentação em paralelepípedo nas vias de veículos. De acordo com o projeto urbanístico, o material é o mais condizente com as características históricas do bairro e contribuirá para a adequação da velocidade de tráfego.

A iniciativa propõe ainda o alargamento das calçadas nas proximidades da basílica para melhoria do trânsito de pedestres. Os passeios terão o piso em pedra portuguesa recuperado e granito serrado.

O paisagismo será valorizado com plantio de árvores, a fim de aumentar o conforto dos pedestres que transitam pela calçada, e as vagas de estacionamento em via pública serão ordenadas. A ação prevê também a retirada de fiação aérea e projeto de valas técnicas para cabeamento subterrâneo, iluminação cênica especial para a basílica e sistema de drenagem para escoamento das águas das chuvas.

“Após anos de abandono, uma das regiões mais importantes da nossa cidade, pelo seu valor patrimonial, histórico e arquitetônico, será totalmente recuperada. A Rua da Conceição da Praia é a primeira do Comércio e foi construída no final do século XVI. O restauro da Ladeira da Conceição e seus arcos, a recuperação das muralhas do frontispício, da praça Cairu e do Elevador Lacerda marcam a importância que a gestão municipal vem conduzindo a preservação do nosso patrimônio. São os grandes marcos e símbolos da paisagem da cidade do Salvador”, destaca a presidente da FMLF, Tânia Scofield.

Edificação – A Praça Irmãos Pereira, situada entre as ruas da Conceição da Praia e Manoel Vitorino, será repaginada. O espaço ganhará um edifício-garagem em dois níveis com 63 vagas para automóveis, área de convivência e valorização do monumento aos Irmãos Pereira, instalado no local desde 1954.

De autoria do escultor Pasquale de Chirico, a peça é composta por três estátuas em bronze, que representam Manoel Vitorino Pereira, José Basílio Pereira e Antônio Pacífico Pereira. Estão assentadas sobre pedestal tríplice em concreto revestido com placas de granito rosado, imitando blocos superpostos. Aplicadas ao pedestal encontram-se inscrições alusivas aos homenageados e, na parte frontal há o símbolo da República, também em bronze.

Investimentos – Nos últimos anos, a Prefeitura destinou um montante de investimentos para revitalização de diversos espaços públicos do Comércio, bairro de grande relevância histórica no surgimento e desenvolvimento de Salvador. O pacote de ações abrange a requalificação do Mercado Modelo e as construções da Casa das Histórias e Arquivo Público Municipal, cujas obras estão em andamento, assim como a implementação da Cidade da Música, no Casarão de Azulejos Azuis.

A lista tem ainda as entregas do Hub Salvador, do Polo de Economia Criativa, das praças Visconde de Cairu, da Inglaterra e Deodoro da Fonseca, assim como urbanização da Rua Miguel Calmon e criações do programa de Habitação do Centro Antigo e do plano de implantação do Centro Administrativo Municipal, com funcionamento de novas sedes de secretarias da Prefeitura.

Espelho d’água – Outra atração da região da Conceição da Praia, o espelho d’água do 2º Distrito Naval foi recuperado e passa a ter iluminação cênica, tornando o equipamento e a localidade ainda mais bonitos. O comandante da instituição, vice-almirante Humberto Caldas da Silveira Junior, ressaltou que ação acontece justamente no ano em que o Brasil celebra dois séculos de independência e de criação da Marinha brasileira.

“O 2º Distrito Naval faz parte da história de Salvador. Na década de 1970, a área deste distrito tinha muros e, quando foram derrubados, a população pôde ver o prédio, que entrou na paisagem belíssima dessa região. Anos depois, a Marinha construiu este espelho d’água com água salgada, com tecnologia bem antiga, e precisávamos revitalizar esse equipamento. Este é um presente da Marinha e da Prefeitura para a cidade”, declarou Silveira Junior.

O prefeito ressaltou que o espelho d’água faz parte do patrimônio de Salvador. “Já fizemos outras parcerias com a Marinha, tivemos auxílio no enfrentamento à pandemia e é sempre um colaborando com o outro no desenvolvimento da cidade. Para nós, é motivo de muita alegria fazer essa entrega”, completou Bruno Reis.

Criado: 17 Novembro 2022