Prefeitura respeita projeto original na reconstrução de balaustrada da Barra

As obras realizadas para requalificação na Barra trarão mais um elemento: balaustrada completamente reconstruída, com a garantia de segurança para banhistas e quem transita pelo local. A demolição da antiga balaustrada foi necessária devido ao acentuado estado de deterioração. As reformas que foram feitas ao longo dos anos não tiveram qualquer critério de preservação de suas características arquitetônicas originais, levando a uma descontinuidade do padrão. A reconstrução será feita exatamente como a estrutura original, e em alguns trechos já está pronta.

“Quando as obras começaram a ser executadas, vimos que a estrutura estava completamente comprometida. Não dava mais para recuperar porque seria prolongar os riscos para quem passa pelo local. Ficará ainda melhor porque ao longo do tempo as intervenções que foram realizadas no equipamento terminaram retirando sua forma original. Além disso, teremos a garantia da segurança”, afirmou o diretor de projetos estratégicos da Casa Civil, Paulo Hermida.

A deterioração do concreto da balaustrada foi provocada porque o material é poroso, apresentando trincas e fissuras. Também foi identificada oxidação das armações (ferragens), conforme laudo técnico da Odebrecht, responsável pela execução das obras. As corrosões estavam visíveis em vários pontos da balaustrada. As intervenções para requalificação da orla do bairro, que vão do largo do Porto até o Barra Center, serão finalizadas nesse primeiro semestre.