Prefeitura segue com mutirões contra a dengue

A Prefeitura de Salvador continua intensificando as ações para combater os criadouros do Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue) nos 12 distritos sanitários da capital. Nesta sexta (28) e sábado (29), o mutirão de limpeza desembarca nos bairros do Cabula VI e Paripe.

Para o enfrentamento da doença, agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal da Saúde intensificarão as visitas de casa em casa, uma vez que estudos revelam que os depósitos preferenciais do mosquito Aedes aegypti estão dentro dos domicílios, em vasos e pratos de plantas, bebedouros de animais e caixa d’água.

Profissionais da Limpurb e Secretaria de Infraestrutura também realizarão trabalhos de manejo ambiental, limpeza e remoção de lixo e materiais que possam se tornar criadouros de larvas, palitação de material reciclável e ingresso em imóveis fechados abandonados. Os moradores também poderão colocar entulhos e materiais inservíveis em frentes as casas para recolhimento.

Na mobilização realizada semana passada nos bairros da Boca do Rio e Tancredo Neves 570 imóveis foram visitados, resultando na retirada de 171 toneladas de lixo das ruas, quintais e terrenos baldios, bem como na eliminação de 1.042 focos do mosquito e tratamento de outros 145.

Participação popular – Salvador está em estado de alerta para ocorrência de uma epidemia de dengue, com um índice de infestação predial de 2,6%, ou seja, a cada 100 imóveis da cidade, 2,6 apresentam focos do mosquito. Por isso o papel de todos – poder público e população – é de extrema importância para redução desse índice.

Todo tipo de recipiente que acumule água, se não tiver mais utilidade, deve ser eliminado. Já aqueles como caixa d’água, tanques e tonéis devem ser devidamente cobertos, além de lavados com água e sabão rotineiramente para eliminação de possíveis ovos depositados nas paredes.

Este ano, existe uma preocupação maior por conta das condições climáticas da cidade, com ocorrência de chuvas e temperaturas elevadas quase que simultaneamente, favorecendo a proliferação do mosquito. Isso porque os ovos armazenados em recipientes que acumulam água eclodem mais rápido com o forte calor, por isso os cuidados devem ser redobrados.