Prefeitura soma melhorias no sistema de transporte e beneficia usuários

Entre as medidas estão Bilhete Único, Domingo é Meia e decreto para renovação da frota

Nos sete primeiros meses da atual administração, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), soma uma série de medidas visando melhorar a qualidade do transporte público, gerando economia aos usuários, e com o objetivo de provocar maior fluidez no trânsito. Entre as medidas, destacam-se o Bilhete Único e o Domingo é Meia, inéditas na capital baiana e que, mesmo sem reajuste da tarifa de ônibus, congelada pelo prefeito ACM Neto, já estão valendo e beneficiando a população.

O prefeito ACM Neto busca ainda em Brasília aporte de R$ 1 bilhão para construção do corredor exclusivo de ônibus entre a Lapa e a ligação Iguatemi/Paralela (Lip), que demandará  a construção de viadutos e elevados. O projeto foi apresentado em reunião com os ministros Miriam Belchior (Planejamento) e Aguinaldo Ribeiro (Cidades).

Renovação da frota– A Prefeitura também assegurou a abertura da planilha de custo das empresas de ônibus e publicou, em junho, portaria que determina às empresas operadoras do Sistema de Transporte Coletivo a renovação da frota. A medida retira de circulação ônibus muito antigos, que ocasiona a perda do nível de qualidade e segurança do serviço oferecido. Os veículos em operação, com oito ou mais anos de fabricação, devem ser trocados por novos, zero quilômetro.

Todos aqueles com mais de dez anos devem ser substituídos até 31 de agosto deste ano. Aqueles entre oito e dez anos devem ser substituídos até 31 de outubro. Esses novos veículos deverão ser adaptados para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, com portas de acesso pelos lados esquerdo e direito, além de sistema de ventilação forçada para permitir maior conforto aos usuários.

Requalificação da Lapa –A Transalvador começou a realizar intervenções para melhorar o funcionamento da Estação de Transbordo da Lapa, por onde circulam, diariamente, cerca de 400 mil pessoas, com investimento de R$ 1,6 milhão. Serão realizados serviços de pintura, reforma dos banheiros e construção de outros novos, limpeza do sistema de drenagem e retirada da Plataforma C do andar térreo para dar mais ventilação e luminosidade ao nível subsolo, até que a Prefeitura viabilize o processo de concessão para a iniciativa privada.

Será aberto um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) e a Prefeitura ainda garantirá uma outorga à empresa vencedora da licitação. Também será feita a impermeabilização da cobertura da estação, que hoje apresenta pontos de vazamento. Esse trabalho só poderá ser realizado com o fim do período das chuvas. Outra ação é a recuperação dos portões e grades que protegem o acesso ao maquinário, o gerador e a subestação da Lapa.

Alterações no trânsito –A Prefeitura anunciou em maio mudanças planejadas no trânsito de Salvador, com medidas a serem tomadas a curto, médio e longo prazo. As principais intervenções acontecerão nas avenidas Joana Angélica, Paulo VI, Octávio Mangabeira, Rótula do Abacaxi, Tancredo Neves e Paralela. Na Rua Chile, no Centro, a inversão do trânsito para melhorar o acesso ao Centro Histórico já passou a valer.

Também foi publicado o decreto da carga e descarga e circulação de veículos pesados. A carga e descarga está proibida de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h, e aos sábados, até as 14h. Já a circulação de caminhões grandes, veículos urbanos de carga (VUC), que são aqueles com largura até 2,20m e comprimento de 6,50m, e dos caminhões porta-contêineres, está proibida de segunda a sábado, das 6h às 10h, de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 20h.

“Anunciamos ainda medidas para melhoria dos ascensores, como o Plano Inclinado Gonçalves, que estava desativado há dois anos e dois meses e que deve ser entregue à população até o final do ano. Também foi feita a recuperação das cabines do Elevador Lacerda, que agora estão climatizadas e modernizadas. Isso sem falar no ordenamento do trânsito da Barra, na ampliação do número de guinchos – tínhamos apenas dois e hoje são 12 –, e na transferência do metrô e dos trens do Subúrbio para o estado. São, sem dúvida, ações que afetam positivamente a mobilidade urbana e o serviço de transporte público oferecido na cidade”, acrescentou o subsecretário municipal de Urbanismo e Transporte, Orlando Santos.