Prefeitura terá novo plano de cargos depois de 12 anos

Após intensas negociações com as diversas associações e sindicatos representativos dos servidores públicos municipais, a mesa permanente chegou a um consenso que vai viabilizar a implantação do Plano de Cargos e Vencimentos (PCV). Demanda do funcionalismo há mais de 12 anos, o chamado planão vai contemplar cerca de 10 mil servidores da administração.

“Com a determinação do prefeito ACM Neto, inclusive contemplada no Planejamento Estratégico, a gestão se empenhou para valorização das categorias através da implantação do PCV. O êxito nas negociações é fruto de mais de 100 horas de diálogo com os sindicatos para chegarmos a um consenso quanto ao formato e vencimentos dos servidores e, agora, vamos encaminhar à Câmara para votação”, comemorou o secretário de Gestão e presidente da mesa, Alexandre Pauperio.

A proposta do plano prevê enquadramentos por tempo de serviço em 2015 e 2016, contemplando todos que possuem mais de três anos de serviço. A Gratificação por Avanço de Competência de todos será de 40% do vencimento básico, independente do tempo de serviço. Para os agentes de trânsito da Transalvador, foi concedido um adicional ao plano com o reajuste da gratificação de incentivo à educação no trânsito em 20% do vencimento básico para agosto deste ano.

Segundo o secretário, o acordo vai garantir avanços expressivos aos servidores municipais. “São ganhos significativos que corrigem as distorções das carreiras no município, recompõem as perdas acumuladas pelas categorias e, ainda, padronizam as gratificações”, afirmou Pauperio.

Bruno Carianha, coordenador geral do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps), ressalta a conquista dos trabalhadores em conjunto com a gestão. “Agradecemos a sensibilidade do prefeito ACM Neto em restabelecer a base salarial dos servidores que estava com uma defasagem muito grande. Vamos continuar ajudando a cidade nas suas conquistas e estamos satisfeitos com a concretização do plano”, declarou.

O presidente da Associação dos Servidores em Transporte e Trânsito do Município (Astram), Adenilton Júnior, também falou da conquista após 12 anos de espera. “O anseio dos servidores da Transalvador finalmente foi atendido e esperamos que o projeto seja enviado logo à Câmara para votação. Sabemos que isso só foi possível depois da instalação da Mesa Permanente de Negociação, criada pela atual gestão, e esperamos a continuidade das discussões no âmbito da mesa para continuarmos em busca da valorização dos servidores e melhores condições de trabalho”, pontuou.

Sobre a criação da mesa setorial para os profissionais da Fazenda, conquistada durante as negociações, Lázaro Barbosa, presidente do Sindicato dos Fazendários do Município (Sindifam), fala das perspectivas da categoria.  “Nossa expectativa é que o projeto da Lei Orgânica do Fisco seja elaborado o mais breve possível. Por isso, a importância da criação da mesa setorial para os fazendários, visto que temos questões específicas relacionadas diretamente com a criação de condições para que o governo atinja seus objetivos na arrecadação e atenda as demandas da cidade”, afirmou.

Participaram das negociações, além do Sindseps, Sindifam e Astram, os Sindicatos dos Servidores de Trânsito e Transporte do Município (Sindttrans), dos Engenheiros da Bahia (Senge-BA), dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate à Endemias (Sindacs) e dos Arquitetos e Urbanistas (Sinarq).