Prefeitura terá R$ 2 milhões para Centros de Iniciação ao Esporte

A Prefeitura vai receber, até o final do ano investimentos da ordem de R$ 2 milhões para construção de dois Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs) em Itapuã e São Marcos, que servirão para a iniciação esportiva e ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas em áreas de vulnerabilidade social. O anúncio foi feito hoje (24) em coletiva feita pelo prefeito ACM Neto e pelo ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, no Palácio Thomé de Souza. Cada equipamento custará, portanto, R$ 1 milhão, e só poderá ser viabilizado graças aos projetos apresentados pela Diretoria de Esportes, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Educação (SMED).

Os ginásios poliesportivos terão arquibancada para cerca de 200 pessoas e área de apoio com administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público. Os CIEs em Salvador beneficiarão, principalmente, crianças e adolescentes na faixa etária dos seis aos 16 anos, que participarão dos projetos de iniciação esportiva a serem realizados nos respectivos espaços, mas também estarão abertos aos moradores das comunidades do entorno e de outras localidades. O objetivo é fomentar a ocupação de espaços públicos com competições, de modo a dar funcionalidade não apenas aos CIEs, mas também aos demais campos e quadras que estão sendo requalificados na cidade.

“Esse trabalho fortalece o papel do esporte como ferramenta de afastamento da violência. E não há remédio melhor para isso do que o esporte. O trabalho precisa ser realmente de prevenção, e nosso trabalho é mostrar que há um caminho. O legado da Copa não pode ser apenas durante os 30 dias do evento; precisamos aproveitar o evento para disseminar a cultura do esporte e os centros vão ajudar muito nesse sentido. Salvador é uma cidade carente em equipamentos esportivos e nós começamos agora a suprir essa demanda”, afirmou o prefeito, que aproveitou a ocasião para pedir ao ministro que ajude a Prefeitura na construção de uma piscina olímpica e de uma pista de atletismo.

O ministro afirmou que atenderá aos pleitos apresentados pelo prefeito e solicitou que seja feito pela administração um estudo sobre as áreas e as dimensões para a piscina olímpica e pista de atletismo. Aldo Rebelo aproveitou para elogiar os projetos apresentados pela Diretoria de Esportes para construção dos CIEs, destacando que a qualidade dos documentos garantiu que os investimentos fossem assegurados. “Os recursos para os centros já estão no Ministério dos Esportes e até o final do ano serão transferidos para a Prefeitura. Foram projetos muito bem feitos e, com isso, o prefeito nos estimula, nos dá tranquilidade para que possamos investir em mais equipamentos”, acrescentou.