Prefeitura triplica unidades com testagem rápida para HIV

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ampliou o número de unidades básicas que realizam a testagem para HIV/Aids, sífilis e hepatites, com resultados divulgados em 30 minutos. No início do ano, 33 postos ofereciam esse serviço, sendo 111 até o final do ano. Ou seja, mais que triplicou o número de unidades com a testagem rápida. Nesses postos, o paciente receberá aconselhamento antes e depois do exame, e em caso positivo, será encaminhado para o serviço especializado onde receberá os cuidados necessários e antirretrovirais.

“A importância de garantir o acesso ao diagnóstico precoce e à assistência, bem como aos medicamentos, contribui para reduzir a transmissão do vírus e melhorar a qualidade de vida das pessoas infectadas, uma vez que a pessoa em tratamento, ao diminuir a carga viral, reduz a propagação do vírus”, afirma o secretário municipal da saúde, José Antônio Rodrigues Alves.

O Ministério da Saúde estima que cerca de 700 mil brasileiros estejam infectados pelo HIV, sendo que 150 mil desconhecem sua condição. Isso faz com que o não conhecimento da sorologia seja, atualmente, um dos desafios a serem enfrentados no combate a Aids. Apenas este ano em Salvador, foram notificados cerca de 570 novos casos da doença, em menores de 25 anos de idade. Além do Brasil, apenas França e Estados Unidos ofertam remédios aos pacientes soropositivos, independente do estágio da doença.

As ações da SMS seguem as diretrizes do Ministério da Saúde. Para marcar as comemorações pelo 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Conta a Aids, a SMS lançou a campanha “Para viver melhor, é preciso saber”, incentivando o diagnóstico como primeiro passo para o tratamento e prevenção. Na ocasião, o governo federal também anunciou que irá autorizar, a partir do próximo ano, a venda em farmácias do teste rápido para detectar o vírus.

Também a partir de 2014, todas as unidades de urgência e emergência do município disponibilizarão a testagem, bem como os 12 Multicentros de Saúde que serão inaugurados pela Prefeitura, um em cada Distrito Sanitário. “Esses Multicentros contarão com infectologistas e enfermeiros de referência para o tratamento da doença, distribuição de medicação e encaminhamento de casos. O objetivo é estar mais próximo das pessoas, para que elas identifiquem facilmente no bairro um canal assistencial onde sejam confortadas na rede hospitalar e ambulatorial”, explicou o gestor da pasta.

O secretário José Antônio acrescentou que a SMS irá garantir nas festas populares, além das ações preventivas como a distribuição de material educativo e preservativos, o acesso ao diagnóstico precoce através do Fique Sabendo, repetindo a experiência exitosa do Carnaval. No evento deste ano, foram distribuídos mais de um milhão e meio de preservativos e realizados cerca de 5,3 mil exames para detecção da Aids, sífilis e hepatites virais através de duas unidades de testagem rápida, sendo registrados 16 resultados positivos para a Aids. Todos os casos foram encaminhados para unidades de referência.