Prefeitura vai trabalhar durante a noite e madrugada

O prefeito ACM Neto convocou no final da tarde desta quinta-feira (28) uma reunião com todo o secretariado para avaliar os impactos causados pelas fortes chuvas que atingem a cidade e anunciar medidas emergenciais. Equipes da Prefeitura vão trabalhar intensamente para limpar a cidade e desobstruir a rede fluvial nos pontos onde houve alagamento. Além disso, ACM Neto determinou que a Sucop faça um levantamento dos buracos que surgiram nas vias de maior fluxo para que a recuperação seja feita logo após pararem as chuvas.

“O que a gente puder recuperar imediatamente, mesmo chovendo, vamos fazer”, disse o prefeito. “Felizmente, não foi registrada nenhuma ocorrência grave. Entretanto, a Prefeitura continua alerta e pede à população que evite áreas de risco e, a qualquer sinal de instabilidade, entre imediatamente em contato com a Defesa Civil (Codesal) pelo telefone 199”, acrescentou.

No total, estão envolvidas na operação 34 equipes da SAMU, 140 homens da Limpurb e quatro equipes completas da Sucop, além da Defesa Civil (Codesal) e Transalvador, No final da manhã e início da tarde desta quinta-feira choveu 64% da média climatológica prevista para todo o mês de novembro. Os pluviômetros automáticos instalados na capital baiana registraram até 87,9 milímetros (mm) de chuvas.

Até as 16h desta quinta-feira, a Codesal recebeu 46 solicitações de emergência. Mas não houve nenhuma ocorrência grave ou com vítima. Entre as solicitações, o órgão recebeu 12 chamados para alagamentos de área, dez de deslizamentos de terra e oito para ameaças de desabamento de imóveis.  A previsão para os próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de chuvas em menor intensidade com temperatura variando entre 23ºC e 29ºC.

“Todo o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil já estava alertado da chuva, mas o volume foi muito grande, o que sobrecarregou a rede de drenagem e potencializou os alagamentos nos diversos pontos da cidade. Tivemos solicitações referentes a deslizamentos de terra, quedas de árvores e avaliação de área”, disse o diretor-geral da Codesal, Álvaro da Silveira Filho, presente na reunião convocada pelo prefeito.