Prefeituras-Bairro registram mais de 10 mil atendimentos para Junta Militar

Anualmente, milhares de moças e rapazes precisam realizar o alistamento militar obrigatório ao completar 18 anos. Hoje, um dos aliados para realização do processo é a Prefeitura-Bairro que, com dez unidades espalhadas pela capital baiana, oferece a possibilidade de inscrição nas Forças Armadas de forma rápida e segura.

Somente na primeira metade deste ano de 2021, as Prefeituras-Bairro atenderam mais de 10 mil solicitações de serviços de alistamento militar. Considerado um dos serviços mais procurados nas unidades, a Junta Militar, além do alistamento, também promove emissão da segunda via do certificado de alistamento militar, atestado de desobrigação de serviço militar e segunda via de incorporação do serviço militar (esse somente na Prefeitura-Bairro Centro).

Aos 22 anos, o estudante Victor Hugo dos Santos Lago, que já havia deixado escapar o prazo para alistamento, teve esse problema estendido no último ano, devido à pandemia de Covid-19. Com o arrefecimento da crise sanitária e o avanço da vacinação, o jovem pretende sanar o problema o quanto antes – se possível, ainda ingressar nas Forças Armadas e dar prosseguimento aos seus sonhos.

“Sou esportista, pratico futebol e vôlei. Sei do apoio que as Forças Armadas dão a diversas modalidades e espero, com o tempo, seguir praticando meus esportes e servindo ao país”, disse, animado.

Para o titular da Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Kaio Moraes, o serviço demonstra a importância da estrutura descentralizada da administração municipal como porta de entrada para os soteropolitanos. “Esse serviço descentraliza a gestão pública e facilita a vida do cidadão. O número de atendimentos, mesmo em um período delicado como o da pandemia, demonstra a busca da população pelo serviço facilitado através das Prefeituras-Bairro”, afirma Moraes.

Como agendar – Para ter acesso ao serviço é necessário realizar agendamento através dos canais de comunicação das Prefeituras-Bairro. Eles são o site horamarcada.salvador.ba.gov.br; o aplicativo Fala Salvador Cidadão, disponível nos sistemas iOS (iPhone) e Android; ou a assistente virtual Jana, no número de WhatsApp (71) 98392-3927. No ato do atendimento é necessário levar RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento e uma foto 3×4.

Números – Somente em 2021, as Prefeituras-Bairro realizaram 7.089 atendimentos para alistamento militar; 3.324 emissões de 2ª Via de Certificado de Alistamento Militar; 2.177 emissões de 1ª Via do Certificado de Dispensa/Incorporação do Serviço Militar; 42 emissões de 1ª Via do Certificado de Dispensa de Serviço Alternativo Serviço Militar; 12 emissões de 1ª Via do Certificado de Isenção do Serviço Militar; duas Declarações Provisória da Situação Militar; duas emissões de 2ª Via de Certificado de Isenção do Serviço Militar; e quatro Atestados de Desobrigação do Serviço Militar. O serviço de autoatendimento foi utilizado por 1.358 pessoas.