Logo Prefeitura de Salvador

Prejuízo com vandalismo na iluminação pública tem redução em 2020

Em 2020 os gastos com vandalismo na iluminação pública da cidade tiveram uma redução significativa, em comparação com o ano anterior. De acordo com a Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada a Secretaria de Ordem Pública (Semop), o prejuízo com danos e furtos de materiais elétricos em 2020 foi de R$420 mil, contra os R$570 mil registrados em 2019. 

O gerente de manutenção e monitoramento da Dsip, Igor Moreira, atribuiu à redução do prejuízo anual a habilidade técnica da Prefeitura em aprimorar os processos, de modo a dificultar a ação de vândalos. “Temos usado nossa expertise para reduzir os atos de vandalismo e estamos implementando novos estudos para tentar coibir os furtos. Além disso, temos agentes realizando rondas ininterruptas, durante o dia e a madrugada, para identificar os vândalos”, contou. 

Dentre as estratégias da diretoria para coibir furtos e danos à iluminação pública está a utilização de eletrodutos em aço galvanizado, material mais rígido e difícil de romper. Além disso, tem sido feita a instalação de estruturas de proteção nas lâmpadas de LED em algumas passarelas. Já nos circuitos que estão no chão, a alternativa tem sido utilizar uma camada ainda mais profunda de concreto, além de não deixar as caixas de conexões e cabos visíveis. 

Colaboração – Moreira pediu que a população colabore no combate à ação dos vândalos, denunciando os atos criminosos à Prefeitura. “O prejuízo não é só monetário, afeta também a segurança das pessoas. Quando ocorre um ato de vandalismo não apaga só o local, mas toda uma avenida, e isso favorece até mesmo acidentes se for próximo de uma curva, por exemplo”, afirmou. 

Qualquer cidadão que perceber alguma ação contra a iluminação pública na cidade, fazer a denúncia através do Fala Salvador, no número 156. O contato também pode ser feito via internet, através do endereço www.falasalvador.ba.gov.br .

Skip to content