Previdência municipal encerra 2022 com modernização dos serviços

A modernização dos serviços foi um dos principais destaques das atividades do Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres) em 2022 e que resultaram, inclusive, em quatro premiações nacionais quanto à gestão de governança e investimentos. Além disso, em novembro, o Fumpres atingiu mais de 100% da sua meta de atuação e concluiu mais de 250 processos, que resultaram na concessão de benefícios previdenciários. Outro ponto positivo foi o percentual de satisfação com atendimento, que teve mais de 97% de aprovação dos beneficiários.

O diretor geral da Fumpres, Daniel Ribeiro, afirma que tem sido realizado um trabalho constante de renovação da previdência municipal desde 2017 e, ano a ano, estão sendo colhidos os frutos. “As premiações nacionais, o reconhecimento que temos tido, só reforça que estamos no caminho certo de transparência, segurança e equilíbrio. Em novembro, fomos convidados a palestrar no congresso nacional de conselheiros para contar a história do Fumpres, então isso mostra que somos referência em boas práticas nesse âmbito. Fomos a primeira capital a realizar prova de vida totalmente digital na pandemia e, mesmo com restrições, modernizamos a previdência e a tendência é melhorar”.

Demais ações – Dentre os maiores desafios enfrentados pela pasta em 2022 foi a conclusão do processo de auditoria, que resultou na certificação do Fumpres no nível III do programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios – Pró Gestão. Outras experiências relevantes vivenciadas em 2022 foram a retomada dos encontros presenciais com o grupo Viva a Vida, início do projeto “Previdência Itinerante”, e avanço no ISP da classificação C para B. Todas impactam direta e positivamente nos aposentados e pensionistas.

O grupo Viva a Vida é um importante trabalho realizado pela equipe de Serviço Social do órgão, que busca resgatar o vínculo do serviço social com os idosos do regime de previdência municipal, promovendo a inclusão social através da execução de atividades cognitivas, físicas e oficinas educativas interativas e ações de conscientização sobre a vida após a aposentadoria. No início da pandemia, em 2020, as atividades foram suspensas, e em 2021 os encontros aconteceram de modo virtual, por videochamada.

O projeto-piloto “Previdência Itinerante”, por sua vez, foi idealizado para integrar os órgãos municipais com o Fumpres, identificando eventuais variáveis que interferem na instrução e no andamento processual, o que possibilitará uma maior celeridade na concessão do benefício. O Indicador de Situação Previdenciária (ISP) foi estabelecido pela Secretaria de Previdência Social e avalia os aspectos relacionados à transparência e gestão, situação financeira e de atuação do regime próprio de previdência.

No âmbito de tecnologia, o órgão destaca o quantitativo de provas de vida realizadas pelo aplicativo e o total de processos eletrônicos gerados em 2022. Ao todo, 83% das provas de vida foram feitas pelo app e mais de 1,6 mil processos eletrônicos foram gerados, com economia de mais de mais de 1,7 milhão de folhas de papel.

Qualificação da equipe – Outro dado destacado pelo Fumpres diz respeito à certificação profissional. Atualmente, o fundo conta com 100% dos membros do conselho fiscal e comitê de investimento certificados e 87,5% da diretoria executiva do fundo também possui a certificação.

“É um orgulho muito grande ver todo o trabalho e legado que está sendo construído. A intenção é crescer e evoluir sempre e cada vez mais, buscando manter a sustentabilidade do regime e prestar um serviço de excelência para os nossos segurados e beneficiários”, declarou Ribeiro.

Criado: 03 Janeiro 2023