Previsão é de chuva forte no fim de semana em Salvador

Com a chegada da frente fria em Salvador, a previsão é de chuva intensa com possibilidade de alagamentos na cidade nos próximos dias. Somente nesta quinta-feira (21), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu 85 solicitações até as 15h, incluindo 38 avaliações de imóvel alagado, 11 deslizamentos de terra e dez ameaças de deslizamento.

Já na sexta-feira (22) a previsão é de céu nublado com chances de até 90% de chuvas fracas a moderadas com risco para alagamentos pontuais. No sábado (23) a previsão permanece a mesma de sexta.

Os maiores acumulados de chuvas nas últimas seis horas foram registrados em Sussuarana (83,4mm), Sete de Abril – Bosque Real (80,8mm), São Rafael (78,6mm), Águas Claras (78,3mm) e Pituaçu (76,4mm). O índice normal para todo o mês de outubro é de 95,2mm.

“Equipes da Defesa Civil de Salvador estão em campo realizando vistorias solicitadas pelo telefone 199, e também procedendo às inspeções previstas no Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC) nas regiões dotadas do Sistema de Alerta e Alarme que se intensificaram em função das chuvas desta manhã”, explicou o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

O PPDC estabelece protocolos de acompanhamento das condições do tempo e das situações de risco, a exemplo de deslizamento de terra, realizadas pelo Centro de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cemadec). A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.