Primeira edição do Gari no Grau oferece serviços gratuitos aos agentes de limpeza

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom

A primeira edição do projeto Gari no Grau foi realizada na tarde desta quinta-feira (18) na garagem da empresa Sotero, localizada no bairro do IAPI, em Salvador. O evento, que teve início às 13h e se estendeu até às 17h, teve como objetivo promover diversos serviços gratuitos nas áreas de saúde, beleza, bem-estar, educação, direito da família e serviços municipais para os valorosos agentes de limpeza da cidade.

Promovido pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) em alusão ao Dia do Gari, celebrado na terça-feira (16), o projeto buscou reconhecer e valorizar o trabalho dos agentes, que desempenham uma função essencial para a manutenção da limpeza e qualidade de vida na capital. A iniciativa, que reuniu parceiros comprometidos com a causa, proporcionou momentos de cuidado e atenção aos profissionais que se dedicam diariamente a manter a cidade limpa.

Diversos estandes foram montados para oferecer uma ampla gama de serviços aos garis presentes. Entre as atividades, destacaram-se as bolsas de cursos gratuitos, disponibilizadas pelo Prepara Cursos, além das orientações jurídicas relacionadas ao direito da família prestadas pelo Observatório Jurídico da Unifacs e as ações promovidas pelo Instituto Embelleze, a Mary Kay e o Recriar RH.

Além disso, os garis tiveram acesso a atendimentos de cabeleireiro e barbeiro, proporcionando um momento de relaxamento e cuidado com a aparência. Sessões de autocuidado, com massagens e terapias relaxantes, também estavam disponíveis, visando proporcionar bem-estar e promover a saúde dos profissionais.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) da Prefeitura de Salvador também esteve presente, apresentando programas municipais como o Primeiro Passo (auxílio-creche para crianças) e o Alerta Salvador (de combate à violência contra a mulher). “Além disso, estamos fazendo a mobilização do Maio Laranja, trazendo para eles a importância do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Muitos não sabem o que é a campanha e estão conhecendo hoje”, contou a coordenadora de Infância e Adolescência da pasta, Jéssica Santos.

Heróis nas ruas – O presidente da Limpurb, Omar Gordilho, foi sucinto ao falar que a homenagem “é mais do que merecida, é necessária”. “Falar desta ação é falar da importância de toda uma categoria e de pessoas. O Gari no Grau é uma ação voltada para o reconhecimento de cada profissional que atua verdadeiramente como herói nas ruas de Salvador”, declarou.

Homenageado no evento, o agente Clerisvaldo Vasconcelos, de 27 anos, que há sete anos atua na profissão, classificou a ação positivamente. “Um ato benéfico para todos nós com diversas ações, como corte de cabelo e uma maquiagenzinha. Bem legal essa ação de hoje”, atestou.