Primeira noite do Réveillon não teve ocorrências graves na saúde

A unidade de saúde móvel montada pela Prefeitura próxima à Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, registrou na primeira noite do Réveillon Salvador 39 atendimentos, sendo três remoções, duas delas por traumas decorrentes de brigas e uma perfuração. Ou seja, para um público presente de 85 mil pessoas, segundo estimativas da Polícia Militar, os números relacionamentos a atendimentos médicos revelam que a festa foi tranquila e sem maiores incidentes, na avaliação do secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves.

Para garantir leitos de retaguarda para os casos graves registrados nos locais onde é realizado o Réveillon Salvador 2014, na Praça Cairu, ainda ontem (29) foram transferidos os 42 pacientes que estavam sob cuidados nas nove unidades municipais de emergência para a rede hospitalar. Com isso, todos os leitos administrados pela Prefeitura estão disponíveis para atender ocorrências de urgência e emergência registradas na capital baiana.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também montou estrutura próxima ao evento para atender a população em regime de plantão. Somente na região do Comércio, serão 120 profissionais de saúde, uma ambulância do SAMU 192 fixa e duas ambulanchas na Baía de Todos os Santos. A unidade móvel de saúde está funcionando com seis médicos de plantão e mais de 40 profissionais da equipe, tendo 16 leitos. Centro Histórico, Canela, Campo Grande e Avenida Centenário também contam com cobertura médica através da disposição de cinco ambulâncias de referência.

No total, para atender toda a cidade, 11 unidades de emergência estarão de plantão, sendo duas de atendimento odontológico, em Brotas e Dique, e 15 bases descentralizadas do SAMU 192, além de 43 ambulâncias. No Subúrbio, onde vai haver queima de fogos, a festa contará com uma ambulância, além da UPA Adroaldo Albergaria funcionando 24 horas. Em Cajazeira, haverá uma ambulância no local e, para casos mais graves, a população poderá se dirigir ao Hospital Eládio Lassere, que dispõe de toda infraestrutura médica qualificada.