Logo Prefeitura de Salvador

Primeira Sala de Leitura de Salvador é inaugurada

 

A partir desta quarta-feira (4), os alunos e moradores da Chapada do Rio Vermelho poderão ter acesso à primeira Sala de Leitura, inaugurada pela Prefeitura do Salvador dentro do projeto Leitura para Todos, em parceria com o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento e a empresa Ferreira Costa. A estrutura funciona na Unidade de Convivência e Formação Complementar Cristo è Vida, vinculada à Fundação Cidade-Mãe (FCM).

1SALADELEITURA0509

A sala, que homenageia grande escritor Graciliano Ramos, conta com um acervo de 1 mil livros, disponibilizados para leitura local e empréstimos. “Aprendi com minha mãe que a leitura é aprendizado para sempre. Até ela, que gosta muito de ler, vai também poder pegar livros aqui”, comemorou Felipe Velame, de 12 anos, aluno do curso de Artes Plásticas da Cristo é Vida.

 

 

A presidente da FCM, Risalva Teles, salienta que este é mais um momento de formação e transformação envolvendo não só aos alunos, como também os familiares. “Vamos incentivá-los na participação em concursos de poesia e literaturas. Queremos também estender este progresso cultural não só dentro da Fundação, mas também em outros locais, como praças e áreas de lazer”, salientou.

 

 

“Também vim de uma realidade humilde e tive como exemplo a minha mãe, que teve a ideia de criar uma biblioteca no Morro do Juramento, no Rio de Janeiro. Desde então, comecei a expandir a iniciativa para outras cidades e, depois de um intervalo de dois anos, o projeto chega a Salvador”, explicou a presidente do Instituto Oldemberg de Desenvolvimento, Cristina Oldemberg.

 

 

A inauguração contou, ainda, com a participação da representante da Ferreira Costa, Paula Magalhães; e do representante da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Adilson Guedes, além de alunos e funcionários da FCM.

 

 

Projeto

O projeto “Leitura para Todos” tem como objetivo ampliar o acesso por meio de parcerias com gestores públicos e iniciativa privada, permitindo a formação de novos leitores. Serão disponibilizados, em cada unidade, 500 títulos duplicados, um para leitura no local e outro para empréstimo.

 

 

No total, serão 1 mil títulos para cada Sala de Leitura, abrangendo diversas áreas de interesse, entre as quais literatura brasileira, estrangeira e infantil, desenvolvimento pessoal, história, filosofia, ciências sociais e ciências aplicadas à tecnologia, doados pela Editora Record. Em Salvador, Dias Gomes será homenageado em 10 novas salas de leitura que serão abertas em escolas municipais, e Graciliano Ramos será homenageado nas sete salas das unidades da FCM. 

Skip to content