Primeira semana de vacinação contra gripe alcança mais de 50 mil pessoas

Cerca de 53 mil pessoas foram vacinadas contra a influenza em Salvador desde o início da campanha, no último dia 12, o que corresponde a 17% do público-alvo da estratégia. Nesta primeira etapa da mobilização, os grupos prioritários que mais têm buscado a vacinação são as crianças entre seis meses e menores de seis anos (21%), seguidas de gestantes (18%), puérperas (17%) e trabalhadores da saúde (11%).

A meta é imunizar 320 mil pessoas até o dia 10 de maio. O objetivo da ação é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, além de evitar colapso do serviço de saúde em tempos de pandemia de Covid-19.

“Apesar do imunobiológico utilizado contra a gripe não ter nenhuma relação com o novo coronavírus, ambas as patologias apresentam sintomas semelhantes e as complicações causadas em decorrência das doenças inspiram praticamente os mesmos cuidados”, explicou Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunopreviníveis da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Os postos estão fechados nesta quarta-feira (21), feriado de Tiradentes. A partir da quinta-feira (22), a estratégia é retomada com a aplicação das doses nas 112 unidades básicas da rede municipal, das 8h às 16h.

Além das salas de vacinação, os três drive-thru também voltarão a funcionar na quinta, das 8h às 16h: especificamente para as crianças, no Shopping Barra; para puérperas e gestantes, no Shopping da Bahia; e para os trabalhadores da saúde, no Shopping Bela Vista.