Logo Prefeitura de Salvador

Primeiro dia de imunização nas escolas alcança 500 alunos da rede municipal

Aluno da Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Cajazeiras X, João Pedro Oliveira, 3 anos, estava com quatro vacinas do calendário básico em atraso. A mãe do garoto, a dona de casa Suellen Oliveira, atribuiu à correria dos afazeres diários o motivo da desatualização da caderneta de vacina do filho. João Pedro foi um dos 500 estudantes da rede municipal de Ensino beneficiados pela busca ativa para imunização contra pólio e multivacinação em escolas da capital, nesta terça-feira (6). 

No total, dez instituições de ensino da rede municipal foram contempladas neste primeiro dia de estratégia em Salvador. “Essa é mais uma iniciativa da gestão para assegurar a ampliação das coberturas vacinais na cidade. Estamos empreendendo todos os esforços para facilitar o acesso aos imunizantes para evitar que doenças consideradas erradicadas possam voltar a circular no município devido às baixas adesões às campanhas de vacinação”, explicou o titular da SMS, Decio Martins. 

Fruto da parceria entre as pastas da Saúde e Educação, a estratégia percorrerá todas as escolas da rede pública municipal soteropolitana. “Nossas escolas estarão abertas para que as crianças possam, além de assistir às aulas, ter acesso às doses das vacinas que compõem o calendário básico infantil. Vacinar é mais uma forma de amor e cuidado que podemos demonstrar para nossos pequenos”, declarou o secretário da Educação, Marcelo Oliveira. 

Prorrogação – O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (6) a prorrogação das campanhas nacionais contra pólio e multivacinação. A previsão inicial era que as estratégias fossem até sexta-feira (9). Agora, os pais e responsáveis têm até o dia 30 deste mês para buscar um dos 156 postos de saúde da rede municipal e atualizar a caderneta de crianças e adolescentes. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. 

Iniciadas em 8 de agosto, as campanhas contra Poliomielite e Multivacinação ainda apresentam baixa adesão na capital baiana. Até o momento, pouco mais de 32 mil crianças menores de cinco anos de idade que residem no município compareceram aos postos para se protegerem contra pólio. O número corresponde a apenas 20% dos 152 mil pequenos que compõem o público alvo na cidade. A meta da gestão é imunizar pelo menos 95% da população elegível. 

Para a estratégia da multivacinação, cerca de 58 mil jovens menores de 15 anos buscaram os postos para atualização da caderneta vacinal. A expectativa da SMS é que 497 mil crianças e adolescentes participem da mobilização.

Skip to content