Logo Prefeitura de Salvador

Primeiro dia do Réveillon Salvador 2014 atrai 85 mil pessoas

 

Com organização de primeira, a Prefeitura marcou o início festa do Réveillon Salvador 2014 na noite deste domingo (29) e madrugada de segunda (30), na Praça Cairu. Segundo cálculos da Polícia Militar, mais de 85 mil pessoas participaram do evento comandado por Filhos de Jorge, Ju Moraes, Paralamas do Sucesso, Aviões do Forró e Araketu. O ápice do evento ocorreu durante o show do Aviões do Forró, quando foi registrado maior número de pessoas presentes diante do palco montado de frente para a Avenida Contorno. O prefeito ACM Neto comemorou a decisão de trazer o evento para a Cidade Baixa e destacou que a Prefeitura demonstrou que sabe organizar grandes eventos. “São muitos empregos envolvidos, do ambulante até o dono de hotel ou restaurante. Quero, nos próximos anos, fazer o maior Réveillon do Brasil”, pontuou.


O prefeito disse ainda que foi acertada a decisão de realizar a festa na Praça Cairu, ao lado do Mercado Modelo e do Elevador Lacerda. “Com esse clima e essa fotografia, saímos daqui entusiasmados, com uma energia diferente. Muitos vieram de fora porque apresentamos um grupo de atrações. Estou muito satisfeito. É um primeiro dia com o pé direito. E temos tudo para fazer o maior Réveillon de toda história da cidade. Não tenho dúvidas de que os próximos dias serão de muita festa. As pessoas perguntavam: será que dá certo? Apostamos que dava e deu certo”.


Filhos de Jorge, primeira banda a se apresentar, elogiou a estrutura montada para o evento. Dan Miranda e Marta Lan, vocalistas do grupo, se entusiasmaram ao ver o público atraído para assistir ao primeiro dia da festa. “Acredito ser o maior Réveillon dos últimos 15 anos. Para nós é uma satisfação muito grande. A estrutura está maravilhosa. Faz tempo que eu não via uma estrutura tão bem montada”, afirmou Dan Miranda. Sua parceria de palco, Marta Lan, concordou. “Assim que chegamos comentei sobre a estrutura, inclusive com banheiros com ar condicionado. A Prefeitura está de parabéns”.



Ju Moraes entrou em seguida no palco e fez coro aos elogios da primeira banda a se apresentar. “Sou muito grata à música baiana e ao apoio da Prefeitura e iniciativa privada. Fiquei assustada com o tamanho desse palco, especialmente para mim que nem completei cinco anos de carreira. Não imaginava essa estrutura, nem uma grade tão completa. Não faltou nada. Tem de tudo, para todos os gostos. Que esse seja o primeiro de muitos nessa estrutura, nessa nova montagem. Vida longa ao Réveillon de Salvador. Que tenhamos por muitos anos essa estrutura, que é um presente para nossa cidade”, declarou.


A banda Paralamas do Sucesso levantou uma multidão de fãs com sucessos que marcaram a carreira da banda. O vocalista Hebert Vianna destacou a alegria de participar do evento na capital baiana. “Temos muita conexão com a realidade local, com a arte que se faz aqui. É uma alegria poder participar, subir ao palco e celebrar com esse mar de gente. Nossa música, de certa forma, funciona como ótimo aperitivo para a folia. Eventualmente algumas das nossas músicas chegam a fazer parte do roteiro de Carnaval. Adoramos a música local, a arte, o clima, os sabores, o astral”, afirmou o cantor. O baterista João Barone concordou: “Salvador potencializa e representa muito o verão do Brasil. Estamos muito felizes de estarmos aqui porque sabemos como é esse clima”.



Solange e Xandy, vocalistas do Aviões do Forró, agradeceram ao convite para participarem da festa. “Salvador era a única capital em que nunca tínhamos tocado gratuitamente, e o prefeito proporcionou isso. Estamos muito felizes participando de uma festa com quatro dias de Réveillon”, afirmou Solange, vocalista da banda. “Esse é o Réveillon mais longo que já vimos, isso porque a Bahia é muito festeira. E Salvador é nosso caso de amor, onde já vivemos grandes momentos”, completou.


Tatau, cantor da banda Araketu, afirmou que agora Salvador pode disputar o lugar de destaque na atração de grandes eventos para Réveillon. “A Prefeitura está dando um presente do tamanho que a cidade ansiava. Essa filosofia implantada de buscar colocar nossa cidade entre as mais importantes nesses grandes eventos faz com que as pessoas pensem cada vez mais numa cidade grande e, obviamente, as pessoas vão cuidar muito mais dela. Essa é uma iniciativa muito especial. Começamos a ficar de igual para igual com quem realiza esses grandes eventos. É um Réveillon com a cara de Salvador, como a cidade merecia”.


Estrutura – Sob o comando da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), órgãos municipais e estaduais traçaram estratégias ligadas à saúde, segurança, ordenamento de trânsito, transporte, limpeza e fiscalização de ambulantes. Em relação à segurança, o governo do estado garantiu um efetivo de quase 1,5 mil homens por dia, além de três bases da Polícia Militar (PM) nas imediações e uma central de flagrantes da Polícia Civil. Já no âmbito da Prefeitura, a Guarda Municipal vai atuar na proteção ao patrimônio público, além de dar apoio às ações dos órgãos municipais que atuarão na festa.


No âmbito da saúde, a Prefeitura disponibilizou 120 profissionais, uma ambulância do SAMU 192 fixa e duas ambulanchas na Baía de Todos os Santos, em regime de plantão. Uma unidade móvel foi montada na Praça Cairu, com 16 leitos, onde irão trabalhar seis médicos e mais de 40 profissionais da equipe. Centro Histórico, Canela, Campo Grande e Avenida Centenário também contam com cobertura médica através da disposição de cinco ambulâncias de referência. Também foram transferidos os 42 pacientes que estavam sob cuidados nas nove unidades municipais de emergência para a rede hospitalar. Com isso, todos os leitos administrados pela Prefeitura estão disponíveis para atender ocorrências de urgência e emergência.


A Transalvador atua com 86 agentes de trânsito e transporte, 21 viaturas e seis motocicletas, além de dez guinchos. Foi criado um terminal provisório na Avenida Estados Unidos, no Comércio, para o embarque e desembarque de passageiros. 77 linhas de ônibus operam com pontos de parada ao longo da pista interna da Avenida da França. Ao todo, 489 veículos atuam com frota máxima, equivalente à de dias úteis, no dia 30, das 18h às 5h. Na virada de 31 para 1º, os ônibus vão operar das 18h até às 6h. No dia 29, das 18h às 5h. No dia 1º de janeiro, das 15h às 0h, a frota será de 343 veículos, equivalente à máxima de sábados. Veículos da frota reguladora estão a postos nas estações da Barroquinha e Lapa até o dia 1º. O Elevador Lacerda opera gratuitamente.


Cerca de 1,4 mil pessoas, entre encarregados, motoristas de operações, agentes de varrição, coleta, lavagem de vias estarão envolvidos na operação de limpeza do Réveillon, que abrange desde a área do Comércio, onde será realizada a festa, até os pontos onde haverá queimas de fogos. Além dos 32 banheiros contêineres que estarão espalhados em diversos pontos do Comércio, a Limpurb vai disponibilizar 300 sanitários químicos.


Já a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da Coordenadoria de Fiscalização e Licenciamento, atua com 480 fiscais nos três turnos até o dia 1º, com apoio da Guarda Municipal. Foram credenciados 280 ambulantes para a festa, sendo 180 fixos e 100 volantes. As ações contam com apoio da Guarda Municipal. Apenas os trabalhadores licenciados poderão atuar, sob pena de apreensão das mercadorias irregulares. Também estará proibida a venda de produtos em espetos e vasilhames de vidro, assim como em precárias condições de higiene, conforme Portaria 200/2013, publicada no Diário Oficial do Município do dia 28 de novembro deste ano. Só é permitida a comercialização de bebidas dos patrocinadores da festa. 


Programação
 – Nesta segunda-feira (30), a programação começará às 19h. O primeiro a se apresentar será o Muzenza, que levará o a beleza dos blocos afros para a festa. Às 21h, a banda que traz uma música urbana com influências das culturas brasileira, africana e jamaicana, explorando o som da guitarra baiana, a BaianaSystem, fará o seu show. O terceiro a subir no palco, às 22h30, será Nando Reis, que vai cantar antigos e novos sucessos que marcaram a sua carreira. Às 00h15, a axé music vai tomar conta da festa ao som de Claudia Leitte. Em seguida, Anita comandará a Praça Cairu até às 3h.


No dia da virada, no dia 31 (terça-feira), às 19h, o cantor Saulo Fernandes fará o show de abertura para se despedir do ano de 2013. Às 20h30, teremos a bela voz de Gal Costa para encantar baianos e turistas. Às 22h, sobem ao palco Gil e Caetano, que farão um show especial para celebrar a chegada de 2014. Uma contagem regressiva será feita nos telões com imagens da cidade e 15 minutos de fogos anunciarão 2014. Ainda no Comércio, a festa vai terminar ao som da voz romântica do Arrocha, Pablo, que vai tocar até às 3h30.


Simultaneamente, um show de fogos acontecerá nos bairros da Barra, Rio Vermelho, Boca do Rio, Itapuã, Cajazeiras, Boa Viagem, Ribeira, Periperi e nas ilhas de Paramana, Bom Jesus dos Passos e de Maré. Nesses locais, a duração dos fogos será de sete minutos.   


No dia 1º, a rainha do axé, Daniela Mercury comandará o projeto Pôr do Som, a partir das 17h30, no Comércio. Entre os seus convidados estão os afro Olodum e Ilê Ayiê.

 

 

Skip to content