Processo de adoção é aberto para seis espaços públicos

A Prefeitura, por meio da Secretaria Cidade Sustentável (Secis), abriu nesta quinta-feira (22) chamamento para interessados em adotar cinco praças e um largo na cidade, como parte do programa “Verde Perto”. Estão incluídas no chamamento público as praças Hélio Machado (Boca do Rio), 1° de Maio (Novos Alagados), João Martins (Paripe), Paz Celestial (Bairro da Paz), João Paulo II (Uruguai) e o Largo Almirante Tamandaré (Paripe). Qualquer pessoa pode fazer a adoção, seja física ou jurídica. A partir da praça escolhida, será firmado termo de adoção para que sejam feitas reformas ou intervenções para manutenção.

O termo terá vigência de um ano, podendo ser prorrogado caso o adotante tenha cumprido as obrigações assumidas. No caso de haver mais de um interessado, será firmado termo de parceria, com responsabilidades previstas para todas as partes. Não poderão ser credenciadas pessoas que tenham sido declaradas inidôneas pela administração pública, seja municipal, estadual ou federal. Os adotantes deverão realizar serviços como urbanização da área, de acordo com projeto elaborado e aprovado pela Prefeitura, construção de equipamento, paisagismo, entre outras ações para manutenção.

As inscrições poderão ser feitas num prazo de 45 dias, mediante apresentação de carta de intenção com os dados do interessado e a praça do seu interesse, devendo ser oficializada no Serviço de Protocolo da Secis (Av. ACM, s/n, Parque da Cidade, Itaigara). A carta de intenção do interessado deve vir acompanhada de uma proposta-resumo, comprovante de inscrição no CNPJ (para pessoa jurídica) ou CPF (pessoa física) e certidões negativas de tributos, contribuições federais e da dívida ativa da União. Dúvidas podem ser sanadas através do telefone (71) 3355-0314 ou pelo www.verdeperto.salvador.ba.gov.br.

Balanço – Desde que passou a valer o programa “Verde Perto”, já foram adotados 27 espaços públicos entre praças, canteiros e áreas verdes. Entre as praças estão a Padre Anchieta (Pituba), adotada pelo Colégio Anchieta; a Vinícius de Moraes (Itapuã); pelo Mar Brasil Hotel; a Stella Maris, pela Academia Complexo B; a Ana Lúcia Magalhães (Pituba), pelo Ceconsud; a Aquarius (Pituba), pelo Grupo Fator; e a Nossa Senhora da Luz (Pituba), pela Revita. No grupo de canteiros, foram adotados, por exemplo, o da Av. ACM, pela Mc Donald’s (trecho Iguatemi) e pelo Tropical Center (trecho Itaigara); o da Av. Magalhães Neto, pelo Colégio Módulo; e o da Avenida Contorno, pela Bahia Marina.