Logo Prefeitura de Salvador

Procissão em louvor a Santa Luzia altera trânsito no Comércio nesta terça (13)

O trânsito na região do Comércio será alterado, na manhã desta terça-feira (13), para a realização da procissão em louvor a Santa Luzia. As interdições começam à meia-noite, com a instalação de barreiras fixas na Rua do Pilar (ao lado da Igreja Santa Luzia do Pilar) e na esquina com a Rua Alfredo Henrique de Azevedo. 

Por volta das 5h, ocorrerá a interdição do tráfego de veículos na Rua do Pilar, no trecho compreendido entre a lateral da Igreja Santa Luzia do Pilar e a Rua Alfredo Henrique de Azevedo, e na Travessa do Pilar. Será instalada uma barreira móvel entre a Travessa do Pilar e a Avenida Jequitaia. 

A partir das 11h, serão interditadas progressivamente a Rua do Pilar, saída da Igreja Santa Luiza, passando pela Travessa do Pilar, Avenida Jequitaia, Rua da Suécia, faixa da direita da Avenida da França, Praça Cairu e Avenida Lafayette Coutinho (Contorno). A procissão fará o retorno no 2º Distrito Naval e seguirá pela Rua Conceição da Praia, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Riachuelo, retornando para a Avenida Jequitaia, fazendo o percurso de volta para a Igreja Santa Luzia.  

Com o deslocamento da procissão, serão instaladas barreiras móveis progressivas na Avenida da França (em frente ao galpão 3 – desvio para pista da esquerda) e na Rua da Conceição da Praia / Avenida Lafayete Coutinho. 

História – Nascida em uma família italiana, na Sicília, Santa Luzia (ou Santa Lucia, em latim) foi prometida para casamento a um homem rico, mas desistiu para consagrar-se a Deus. Devido a esse ato de fé, foi perseguida pelos romanos que lhe arrancaram os olhos e, em seguida, decapitaram-na. Por isso, ela é considerada a protetora dos olhos. 

A devoção a Santa Luzia foi iniciada desde 1700. O dia dedicado à santa, 13 de dezembro, também é a data de sua morte. No século passado, os festejos aconteciam no Solar do Unhão que, além de uma capelinha com a imagem da santa, possuía uma fonte, onde os fiéis banhavam os olhos para proteger a visão ou curar os seus males.

Criado: 12 Dezembro 2022

Skip to content