Logo Prefeitura de Salvador

Prodetur Salvador conquista Prêmio SAIN-ABDE

O Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) recebeu, no último dia 15 de março, o Prêmio SAIN-ABDE de Melhores Práticas em Captação, conquistando o primeiro lugar na categoria Governos Municipais, tendo a Prefeitura de Salvador como instituição captadora, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).  

“O prêmio significa que a atuação da gestão municipal no setor é referência, não apenas na captação do investimento, mas na forma inovadora de aplicação e execução dos recursos, em processos de construção coletiva com a população”, declarou a coordenadora-geral do Prodetur Salvador, Aila Brito. Segundo a gestora, as ações transformam Salvador numa cidade cada vez mais resiliente e inclusiva. 

Ela informa que, através do Prodetur, foram investidos 71 milhões de dólares em uma série de ações estruturantes, distribuídas em quatro eixos: produto turístico competitivo e socialmente inclusivo; marketing turístico; fortalecimento institucional para a gestão turística; e gestão ambiental, com o objetivo de fortalecer a economia da cidade e prepará-la para o receptivo. 

Aporte – Entre os projetos que receberam aportes através do Prodetur estão a requalificação urbana da Avenida Sete de Setembro e da Praça Castro Alves; a implantação do Plano de Turismo Étnico Afro de Salvador; a requalificação urbana e ambiental da orla norte (no trecho Stella Maris, Praia do Flamengo e Praia de Ipitanga) e a implantação do complexo arquitetônico formado pelo novo Arquivo Público Municipal e pela Casa das Histórias de Salvador. 

A premiação é uma iniciativa conjunta da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e da Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais (SAIN), do Ministério da Economia. O prêmio destaca projetos de excelência em captação de recursos junto a instituições financeiras internacionais e constitui um repositório de melhores práticas, que sirva como referência para atores públicos e privados.

Skip to content