Logo Prefeitura de Salvador

Produção audiovisual narra história de jovens do subúrbio de Salvador

A produção audiovisual “O Artista Suburbano – o Filme”, elaborada pelo artista e diretor Vagner Jesus, de 21 anos, estreia nesta terça-feira (20), no canal do Artista Suburbano no YouTube. A obra foi uma das contempladas pelo Prêmio Conceição Senna de Audiovisual, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. 

Com classificação livre, o filme narra as aventuras cômicas do personagem no cotidiano da comunidade em Alto do Cabrito. De acordo com Vagner, o audiovisual utiliza linguagem de vlog, diário feito por vídeo, e mescla cenas do dia a dia entre as mais belas paisagens da região com as telas verticais das redes sociais. Além disso, também alia o humor com um forte traço documental e flagra peculiar dos moradores em lidar com a pandemia. 

“Essa é primeira vez que fui contemplado em um edital. Tive a oportunidade de expandir a produção, gerar trabalhos para os moradores da comunidade e, também, aquecer o cenário econômico utilizando insumos locais para a produção do filme. O objetivo é mostrar que o local onde vivemos é lindo e que temos sim uma perspectiva de vida”, conta. 

História – O roteiro do filme foi criado em 2015, quando Vagner Jesus fazia aula de teatro em um espaço cultural em Alto do Cabrito. Segundo o jovem, na época ele tinha 15 anos e começou a produzir vídeos de humor para a internet. 

“Quando fazia teatro, éramos sempre incentivados a conhecer nosso bairro. Com isso, passei a enxergar uma oportunidade possível de crescer enquanto artista e ampliar minha arte. Alguns anos se passaram e hoje tenho a oportunidade de apresentar esse trabalho”, diz.

Skip to content