Logo Prefeitura de Salvador

Professores de Salvador debatem inovações educacionais e recomposição de aprendizagem em Recife (PE)

Fotos: Enaldo Pinto./Smed

Professores da rede municipal de ensino de Salvador estão em Olinda (PE), onde participam, desde a quarta-feira (24), do 27º Seminário Nacional Escola? Presente, realizado pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania (IBPC PRO). Com o tema “Inovações educacionais e recomposição de aprendizagens: desafios da escola contemporânea”, o evento leva à pauta de discussões que vão desde o uso da tecnologia no ambiente educacional até a formação docente. 

Foram abordadas metodologias, competências, aprendizagem socioemocional e outros aspectos, como cuidados e afeto na recomposição das aprendizagens – tema abordado pelo ex-ministro da Educação e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine. A participação no seminário, incluindo viagem, alimentação e hospedagem, foi o prêmio recebido por 20 professores municipais que se destacaram na utilização pedagógica das plataformas virtuais Tech4Kids e AVA – Inteligente Salvador em sala de aula. 

“No caso de Salvador, a utilização das plataformas digitais que temos na Rede Municipal de Ensino, em articulação com o planejamento pedagógico e o acolhimento às diferenças e às necessidades do estudantes, certamente contribuirão para diminuir a distância das aprendizagens prejudicadas com o isolamento social e as dificuldades de acesso ao ambiente escolar”, afirma a coordenadora pedagógica Jucineide Carvalho, da Diretoria Pedagógica da Smed, juntamente com o gestor de TI do órgão, Eiran Marques. 

Jucineide foi a mediadora da mesa de diálogos “Tecnologias educacionais, metodologias ativas e aprendizagens significativas”, com Luciano Meira, PhD em Matemática e especialista em Gamificação como método de engajamento, e Carolina Cavalcanti, fundadora e diretora da Inova-Ação Educacional. O debate tratou sobre a utilização das tecnologias na transformação da escola, sendo a mediação pedagógica e a atenção aos principais aspectos a serem observados. Experiências pedagógicas da rede municipal de Salvador também tiveram destaque durante as discussões. 

O presidente do Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, Petrônio Tavares, salientou a importância da participação dos professores soteropolitanos no evento e o trabalho desenvolvido por eles na educação municipal. “A tecnologia e a inclusão digital são muito importantes e vão mudar os paradigmas de vida dessas crianças”, disse. 

Para os professores, o seminário tem sido uma troca positiva de experiências e uma oportunidade de ampliar os conhecimentos, e já estão se articulando para implementar as novas ideias no trabalho pedagógico nas unidades de ensino. “O evento está sendo muito marcante e vem para reafirmar que é importante a gente pensar em tornar a tecnologia significativa para os alunos no processo de aprendizagem. As plataformas implementadas na rede municipal vêm para nos desafiar a inovar aliando a tecnologia ao processo educativo, permitindo que o conhecimento vá além da sala de aula para os alunos”, avalia a professora Roseane Santos, da Escola Municipal Allan Kardec de Pirajá. 

Multiplicadores – No retorno a Salvador, os professores, com apoio das equipes gestoras escolares, farão o compartilhamento das experiências vividas no Seminário, objetivando ampliar o conhecimento coletivo e facilitando a adoção das tecnologias virtuais nas aulas. 

Além de Roseane, os docentes premiados pelas empresas desenvolvedoras das plataformas digitais são: Maria de Fátima Soares e Virgínia Sampaio, ambas da Escola Municipal de Pituaçu, Andreia Ramos (Escola Municipal 22 de Abril), Márcia Guerreiro (Escola Municipal Professora Anfrísia Santiago), Hilmara dos Santos (Escola Municipal Bosque das Bromélias), Karla Falcão (Escola Municipal Maximiniano da Encarnação), Antônio Madson de Oliveira (Escola Municipal Allan Kardec), Maria Cristina Matos (Escola Municipal do Beiru), Helena Vitório (Escola Municipal Helena Magalhães), Cristiane Angélica dos Santos (Escola Municipal do Novo Marotinho), Miriane da Paixão Bispo, Débora dos Santos e Silvana Soares, da Escola Municipal Joaquim Magalhães, Jamira Bonfim (Escola Municipal Gisélia Palma), Rita de Cassia dos Santos e Daniela Neri dos Santos (Escola Municipal Professora Hilda Fortuna de Castro), Genivaldo Luiz Santos de Jesus (Escola Municipal Adauto Pereira de Souza), Raquel de Oliveira (Escola Municipal de Paripe) e Hyllem Almeida (Escola Municipal Doutor Fernando Montanha Pondé).

Skip to content