Logo Prefeitura de Salvador

Professores municipais recebem capacitação em projetos do Conselho Britânico

Nesta terça-feira (8), na sede da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), professores de Língua Inglesa da rede municipal de ensino participam de atividades de capacitação em projetos desenvolvidos pelo Conselho Britânico (British Council) – organização internacional filantrópica do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Tratam-se do Teaching for Success e do STEM Clubs, que chegarão às unidades escolares municipais por meio de parceria com a Prefeitura de Salvador. 

No turno da manhã, após a abertura oficial, as atividades são voltadas ao desenvolvimento das habilidades e conhecimentos dos professores para alcançar melhorias específicas no desempenho na sala de aula – foco do Teaching for Sucess. À tarde, serão trabalhadas a criação e desenvolvimento para a gestão de clubes de ciências e suas tecnologias, os STEM Clubs – sigla em inglês que significa Ciências Naturais, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Já na quarta-feira (9), a capacitação relacionada ao projeto de STEM Club será direcionada a cerca de 200 professores municipais de Matemática e de Ciências. 

Segundo o secretário municipal da Educação, Marcelo Oliveira, os dois eventos formativos são marcos iniciais de um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), a Embaixada do Reino Unido no Brasil e o British Council (Conselho Britânico) para implementação do programa Skills for Prosperity. “Esse trabalho representa um grande avanço na educação municipal, com o fortalecimento do ensino/aprendizagem em áreas muito importantes como ciências, tecnologia, matemática e língua inglesa. E é um primeiro passo para a implantação do ensino bilíngue na rede pública”, afirma. 

A assinatura formal dos acordos específicos se dará em cerimônia oficial a ser realizada na quinta-feira (7), às 11h, na Fundação Gregório de Matos (FGM). O evento terá participação de Diana Daste, diretora de Engajamento Cultural no Brasil do Conselho Britânico, Marcelo Oliveira, secretário da Smed, Milton Deiró, cônsul Honorário do Reino Unido na Bahia, e Ana Paula Matos, vice prefeita de Salvador. Oficializam os acordos a embaixadora interina do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, e o prefeito Bruno Reis. 

Skill for Prosperity – Em Salvador, o foco do programa será democratizar o acesso a um ensino da Língua Inglesa de maior qualidade nas escolas públicas a partir do olhar do Inglês como Língua Franca, isto é, como uma perspectiva de comunicação intercultural. A estratégia de atuação passará por quatro eixos: implementação da política nacional de ensino do inglês, desenvolvimento de materiais educacionais, desenvolvimento de professores e fortalecimento do ecossistema local. 

A implementação do Teaching for Success e de STEM Clubs tem como objetivos-chave incrementar a proficiência da Língua Inglesa e as técnicas pedagógicas dos integrantes da rede municipal; implantar o ensino bilíngue nas regiões administrativas do município; realizar ações afirmativas de natureza educacional e profissionalizante, com foco no público historicamente desfavorecido (mulheres e população negra); e estimular intercâmbio profissional e científico com entidades e organizações internacionais.

Criado: 08 Novembro 2022

Skip to content